
O que já estamos desenvolvendo, junto à Sala Informatizada?
Em fevereiro, os professores iniciaram o diagnóstico das turmas, e também o planejamento junto a diferentes ambientes de aprendizagem, incluindo em seu fazer pedagógico, o uso das tecnologias, e por sua vez, do espaço da sala informatizada!

O


Enquanto substituta da professora Olga (na turma 43), a auxiliar de ensino Karina iniciou o projeto" Um mergulho no universo dos cavaleiros Andandes - conhecendo a história de Dom Quixote". A professora retornou em 13 de março e dará continuidade ao projeto, em parceria com a auxiliar e a coordenadora da S.I. O projeto visa promover o contato e o gosto pro um novo gênero literário, incentivar a escuta atenta, ampliar o vocabulário.
A atividade final consiste na produção de uma animação em Presentation, dos capítulos do livro: Dom Quixote.
Durante o trabalho, os alunos ouvirão a história (fracionada em capítulos), construirão historyboard (roteiro com cenas em quadrinhos) sobre o enredo geral da história, e a partir destes, representarão as cenas com massinhas de modelar, simulando os movimentos dos personagens, as quais serão fotografadas e editadas no computador para compor as imagens cinéticas. Os alunos socializarão as animações aos colegas, comentando sobre o processo de construção das pequenas artes cinematográficas. Flávio, professor de Futsal, também está participando do projeto, movido pelo interesse por cinema, e dará sua contribuição com conhecimento sobre o assunto.
Antes da construção dos history board, os educandos, em dupla estão representando no Tux Paint e Paint Brush a cena preferida da história, para relebrar os capítulos que ouviram Karina contar.

A coordenadora já se reuniu com a maioria dos professores, apresentando as novas ferramentas tecnológicas, sugerindo algumas possibilidades e estratégias de ação. Os professores ficaram de conversar com os alunos e com outros profissionais, comprometendo-se a retomar a discussão com a coordenadora, no momento em que tiverem clareza sobre que trabalho desenvolver, junto à S.I. Também divulgou os cursos de formação para educadores em ambiente Linux, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional em parceria com o ProInfo/MEC . Vários foram os interessados, porém duas professoras foram contempladas: Terezinha- turmas 33 e 40 (curso 1) e Patrícia -turmas 21 e 23 (curso 2).
14 de abril - curso 1 - 40 horas (presencial)
12 de maio - curso 2 - 110 horas (semi-presencial)
Estas formações poderm incentivar ainda mais as professoras contempladas, a desenvolverem projetos que envolvem o uso pedagógico das tecnologias em sistem Linux!!!!