sábado, 9 de maio de 2009

INFORMATIVOS IMPORTANTES!

Vamos recomeçar!!!


O período de greve terminado e não ocorridos problemas graves em relação à queda de energia, a sala informatizada retorna a ser utilizada com alunos e professores. Nesta semana, reiniciam os trabalhos já em andamento, e novos planejamentos serão realizados para a construção de outros projetos e atividades.
Um dos engenheiros da prefeitura, que trabalham na reforma da escola, relatou que serão instaladas tomadas individuais para cada um dos computadores, com um ponto de energia específico para cada uma das tomadas, resolvendo o problema de sobrecarga existente na sala informatizada, pois atualmente,apesar de cada micro estar conectado em uma tomada, todas as entradas pertencem a um único cabo de força que passa por toda a sala, ou seja, é como se tivéssemos utilizando "ts".
Neste sentido, ainda temos problemas de quedas de energia, até que seja feita a reforma na S.I, e em determinados momentos, estas quedas são muito fortes, impossibilitando o uso da sala.
Desde que reiniciamos o trabalho, após a greve, continuam ocorrendo oscilações na energia, os estabilizadores prosseguem com estalos intermitentes, mas estas não inviabilizaram o uso de todos os computadores. Apenas um deles está desligando com este problema.

sábado, 11 de abril de 2009

Descrição dos projetos em andamento

Segundos Anos

Projeto: Construindo a leitura e a escrita

Duração: Ano letivo

Professora Rita

Turmas: 20 e 23

Objetivos: Apresentar aos alunos as letras do alfabeto com diferentes grafias, para que percebam a identidade de cada uma delas, reconheçam o valor posicional das letras, e sejam instigados a ter o hábito da leitura. Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura, a partir da diversificação de atividades, envolvendo estes processos.

Metodologias: Orientação dos alunos nas atividades de observação, análise, construção dos conhecimentos; aplicação de dinâmicas de grupo; aula expositivo-dialogada; mediação nos jogos de computação; etc

Atividades: Leitura, interpretação e produção de textos informativos e letras de música; exploração de jogos educativos, voltados a leitura e escrita (identificação de diferentes tipos de letras, formação de sílabas e palavras; identificação da inicial de palavras; compreensão de regras da grafia portuguesa; associação de palavra e objeto, etc.); Montagem de palavras com alfabeto móvel, a partir do trabalho com textos, Leitura espontânea e dirigida de livros da biblioteca, produção de histórias lidas, e de outras modalidades textuais, no caderno e no computador, etc.

Recursos Utilizados: Sala de aula, Biblioteca, Sala de Vídeo (projetor multimídia) softwares (Internet, Impress, Writer), máquina digital fotográfica, impressora, livros, papéis coloridos, papel pardo, caderno, lápis de cor, lápis preto, etc.

Avaliação: A avaliação se fará por meio da observação e registro diário dos avanços dos alunos, com relação à escrita e leitura.

O trabalho na sala informatizada iniciou com a exploração de jogos educativos, postados no site da escola, sendo jogados conforme as habilidades que se pretende desenvolver no aluno.


Projeto: Conhecendo o Mundo

Professor: Quinzinho

Turmas: 21 e 23

O objetivo deste projeto é fazer os alunos entenderem melhor os fenômenos da natureza; localizar-se nos Continentes, no Planeta e no Universo, contextualizando-se no mundo. Os temas a serem estudados são: a formação do noite-dia; estações do ano, gravidade da Terra, nossa localização no mapa político, países da América do Sul, Estados Brasileiros, etc.
São exemplos de atividades: Aulas expositivas e dialogadas com os alunos, relacionando os fenômenos da natureza (levantamento dos conhecimentos prévios e informações sobre assunto); Estudo da Localização do Brasil e seus países vizinhos, e estudo da localização de santa Catarina e de seus estados vizinho. utilizando como recurso o mapa político; Apresentação de vídeos e slides que mostram os diferentes fenômenos,(especialmente,a formação do noite-dia e as estações do ano) e questionamentos para verificar as aprendizagens dos alunos, concomitantemente com esclarecimentos de dúvidas. Experiências no Laboratório sobre a rotação e a translação.
Até o momento, só foram desenvolvidas as aulas em parceria com a coordenadora da S.I e se encerram até o final do mês. O professor Quinzinho ainda não agendou horário com a professora Zandra. (Laboratório)
Os alunos demonstraram bastante interesse pelo assunto. A maioria manifestou-se nos momentos de discussão, expondo suas ideias de forma coerente, indicando que realmente aprenderam sobre os fenômenos naturais.

O próximo projeto é relativo ao estudo do corpo humano, focalizado para a saúde.
Em breve, falaremos mais sobre este projeto que será desenvolvido até o final do ano.

Terceiros Anos

As professoras Darlete e Cléia estão desenvolvendo o alfabeto ilustrado (com os quatro tipos de letra) com os alunos na sala informatizada. O alfabeto será impresso e colado na parede das salas de aula para que os alunos possam conhecer bem os diferentes tipos de letras e consultar em caso de dúvida.
Ao término desta atividade, as professoras já tem em mente outro projeto para ser desenvolvido em parceria coma professora Marlise, a coordenadora da sala informatizada, do Laboratório e profissionais da biblioteca.
A turma 30 da professora Marlise está trabalhando sobre os primeiros habitantes da ilha, juntamente com as professoras Cléia e Darlete. Por enquanto, as atividades envolvem a sala de aula e biblioteca, mas envolverão, em breve, a S.I e do laboratório.
A partir deste estudo sobre os moluscos, surgiu a questão problema do projeto: Do que os homens de Sambaqui se alimentavam? A resposta foi: de moluscos. Mas os alunos querem saber mais: Que tipo de moluscos eles comiam e quais são as suas características?
Inicialmente utilizarão o laboratório para introduzir o tema, através de observação dos moluscos, trazidos pelos alunos, seguida de questionamentos e registros de conhecimentos gerais sobre os Moluscos.
Na sala informatizada, a Internet servirá às pesquisas de cada espécie de Moluscos, modo de respiração, reprodução, alimentação, órgãos existentes, etc. Os conhecimentos resultantes das pesquisas também servirão de elementos norteadores para discussão e novas descobertas. No computador, as crianças também produzirão textos informativos com fotos acerca do que aprenderam no projeto, respondendo as questões norteadoras do trabalho. O programa a ser utilizado é o editor de texto, Write. Os trabalhos serão produzidos em dupla, visando a interação e melhor aprendizagem.

Quartas Séries

Projeto : Jornal da escola (O jornal está atrelado a outro projeto que contempla a questão ambiental)


Professora: Olga Rotenski

Duração: Ano letivo

Turmas 40 e 45

Estudo sobre as características do jornal, sua linguagem, formato escrito, falado, diferenças entre reportagens e entrevistas, etc.

Exemplos de atividades planejadas para o ano letivo, envolvendo a sala informatizada, sala de aula, laboratório, biblioteca e sala de vídeo:

Apresentação do jornal às turmas da professora Olga;
Observação e discussão do blog jornal, seus conteúdos e formatos, características principais de um blog;
Leituras dos textos produzidos pela turma que criou o blog jornal em 2007;

Produção do blog:

Explicitação dos requisitos para a construção de um blog, tal como a necessidade da criação do e-mail; demonstração do site (Gmail) que possibilita a criação do e-mail. Observação dos passos no projetor multimídia.
Construção dos e-mails individuais (em dupla) na sala informatizada.

Demonstração do site (blogspot) que possibilita a criação do blog. Observação dos passos no projetor multimídia.
Construção dos blogs dos grupos, em dupla, na si.


Edições do blog jornal:

Elaboração de um texto, resumindo o entendimento da turma sobre o texto: Poluição sonora, postado em 2007 pelos criadores do blog;
Reedição da capa, layout, perfil do editor do blog e dos objetivos do blog;
Adicionar links, fotos, e outros elementos pertinentes ao trabalho;
Edição de textos com base em pesquisas e estudos de diferentes materiais educativos (sites, livros, revistas, jornais falados e escritos, entrevistas, etc.) , na forma de relatos, notícias, reportagens e outros formatos jornalísticos;
Leitura e avaliação dos alunos sobre as produções (uma dupla lê a produção da outra e realiza um feedback, escrevendo, por exemplo sugestões, no espaço de comentários; alunos de outras turmas também podem ler e fazer comentários, etc.);
Exploração de outros blogs e inclusão de novos elementos que podem enriquecer o blog jornal;

Estudo e organização do material de divulgação:

Pesquisas sistemáticas na Web sobre os temas selecionados pelos alunos, juntamente com a professora, conforme os interesses sobre a questão ambiental;

Seleção e sistematização dos conteúdos e formatação do material para ser divulgado no blog;

Observação e discussão do vídeo "Ilha de Lixo no Pacífico"; Destacar elementos mais poluentes e possíveis soluções para este problema;

Atividade decorrente da exploração do vídeo: Lixo na Oceania (extraído do Youtube) Pintura e colagem nas sacolas de pano, para o dia das mães, incentivando-as a utilizar materiais duráveis, uma das soluções para preservação da natureza; Experiências com materiais recicláveis e aproveitáveis (Laboratório de Ciências);
Até este momento a professora está desenvolvendo atividades em sala de aula, as características do jornal impresso e do jornal falado, assim como estudos sobre as questões ambientais.

Projeto: Fábulas

Professora: Lucilene

Turmas: 41 e 43

Visando o conhecimento das características das fábulas e, assim pretendendo chegar à produção de uma, a professora Lucilene, resolveu planejar juntamente com a coordenadora para trabalhar acerca deste tema.
Os alunos foram à sala de vídeo, com as professoras, que mostraram no projetor multimídia algumas fábulas do site Atividades Educativas. Os alunos leram duas fábulas diferentes, e com o questionamento das professoras, identificaram as diferenças e semelhanças entre elas, definindo um padrão para as fábulas. O que os alunos iam identificando foi escrito no editor de texto, após, o material foi impresso e entregue a cada turma, para ser fixado na parede, como lembrete da aprendizagem.
Em outro momento, os alunos irão à sala informatizada, e em dupla, irão explorar alguns sites que contém fábulas, e selecionarão uma história. Em sala de aula, irão reproduzir no rascunho sobre a fábula escolhida. Após lê-las, irão apresentar a história ao grande grupo. Nesta etapa, será avaliada a exposição oral da história (sequência lógica, coerência da linguagem, tom de voz, resumo com próprias palavras), sendo dada atenção especial ao entendimento da moral da história. Os alunos e os professores farão o feedback sobre a apresentação, apontando sugestões.
Em outro momento, voltarão à S.I para reescrever a fábula, utilizando o Impress. Cada parte da história será elaborada em um determinado slide (capa, começo, meio, fim e moral da história). Os alunos farão pesquisas de imagens que se adequam a história, para salvar e em seguida, utilizá-las em cada slide. Também irão inserir efeitos de cores e movimentos nos elementos do trabalho. No decorrer desta etapa, é feita a revisão do texto, argumentando com os alunos sobre a coerência sequência de ideias, descrição clara da moral da história.
Assim que terminarem a escrita, os alunos apresentarão as histórias no telão. A avaliação será calcada na produção textual oral (sequência lógica, coerência da linguagem, tom de voz, resumo com próprias palavras ); na adequação das imagens a cada parte da história, no formato da apresentação (efeitos de movimento devem acompanhar a apresentação de cada cena); criatividade (originalidade nos elementos utilizados).
Os alunos e os professores farão o feedback sobre a apresentação de cada dupla, apontando sugestões para próximas apresentações. Para fazer a análise de forma dinâmica e garantir a aprendizagem, serão apresentadas cinco duplas, a cada encontro.

Projeto: Em busca da preservação do ambiente

Turma: 44

Professora: Luciane Alovise

Atividades desenvolvidas até o momento:

-Estudo sobre as diferenças entre notícias e reportagens em livros, dicionários e através da observação e discussão destes elementos na televisão;

-Pesquisa de notícias e reportagens da televisão acerca de problemas ambientais, e representação destas pelos alunos na televisão construída pela turma;

-Pesquisa na sala informatizada e na biblioteca sobre as dúvidas acerca do tema;

-Interpretação oral a partir da discussão de vídeo do you tube sobre as questões do lixo: “Lixo na Oceania” com os professores do laboratório e sala informatizada;


Atividades a serem desenvolvidas:

Montagem de telejornal com reportagens na externa sobre o trabalho desenvolvido pelos alunos da turma 44;

Produção de painéis e faixas, com mensagens de conscientização ambiental apontando os problemas e soluções levantados pelos alunos em conjunto com a professora;

Realização da passeata pelo bairro com as faixas;

Leitura, interpretação, e criação de peças teatrais, baseadas nas histórias lidas; . Apresentação de histórias, por meio de fantoches na biblioteca;

Construção do boneco de sucata: Reciclino. O boneco fará as denúncias dos problemas ambientais da escola, alertando e conscientização dos alunos sobre os cuidados com o meio em que vivem; etc.

Observação do pátio, após o recreio, com discussões sobre as condições ambientais do local. Coleta dos lixos espalhados pela escola para montar a árvore de sucata;

O trabalho até então pareceu envolver os alunos, por ser dinâmico e lidar com diferentes recursos educativos.


Projeto: Conhecendo Florianópolis

Turma: 42

Professora: Terezinha


A professora Terezinha iniciou o referido projeto no mês passado. Como o próprio nome diz, conhecer Florianópolis é um dos objetivos deste projeto. Também consta como objetivo, tornar este conhecimento significativo para os alunos. Neste momento, o foco do trabalho está nos pontos turísticos, pois através do estudo destes, pode-se conhecer as belezas da cidade, um pouco da história deste lugar, e também perceber a importância da preservação dos mesmos para a sua economia. Em sala de aula, a professora trabalha a história e a geografia de Florianópolis mais profundamente, através da exploração de textos, mapas, vídeos, e outros recursos mais.
Uma das atividades do projeto foi desenvolvida na sala de vídeo (dia 18), com a colaboração da coordenadora da S.I. Os alunos localizaram Florianópolis e Rio Vermelho no Continente Americano, no Brasil, no Estado de Santa Catarina, através da apresentação do site maps google. Foi realizada uma discussão sobre a relação das condições geográficas da cidade e do bairro com o turismo. Também se discutiu a orientação geográfica (norte, sul, leste, oeste), realizando um exercício em que os alunos tinham que apontar no mapa, os lugares citados pela professora, e dizer que posicionamento estão em relação à ilha.
No dia 24, iniciaram as pesquisas na sala informatizada sobre os pontos turísticos de Florianópolis. Cada grupo (dupla) escolheu um ponto turístico que gostaria de conhecer e visitar. A partir daí terá que pesquisar sobre a história do local, localização, atrativos, e o máximo de informações possíveis para convencer o grupo de que o seu ponto turístico vale a pena visitar. Quem melhor defender a ideia de se visitar o lugar, terá seu local escolhido para o passeio da turma.
Para organizar os dados encontrados, os alunos produzirão um folder. O folder também será o fio condutor para a escolha da visita. Coerência e clareza na exposição, pertinência das informações, dados interessantes que motivem a visita, apresentação criativa, original; escrita ortográfica, e apresentação oral do folder, serão os critérios a serem utilizados na avaliação. Os alunos votarão, a partir da discussão destes elementos.
O projeto se encerra com a visita que terá registros dos alunos com a máquina fotográfica, exposição de fotografia e comentários sobre as fotos na sala de vídeo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

INFORMATIVOS IMPORTANTES!

A SALA INFORMATIZADA NÃO PODERÁ SER UTILIZADA DURANTE ALGUNS DIAS.
MOTIVOS:
1 -QUEDA DE ENERGIA CONSTANTE, OCASIONANDO O DESLIGAMENTO INVOLUNTÁRIO DOS COMPUTADORES. A COORDENADORA JÁ COMUNICOU AO DEINFRA, À DIREÇÃO DA ESCOLA E AO NTE (NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL) SOBRE O OCORRIDO. AGUARDAMOS A VISITA DO ELETRICISTA PARA VERIFICAR A CAUSA DO PROBLEMA. A DIRETORA DA ESCOLA IRÁ FAZER CI, SOLICITANDO ATENDIMENTO TÉCNICO.
2-A COORDENADORA DE SALA INFORMATIZADA NÃO ESTARÁ NA ESCOLA, POR TEMPO INDETERMINADO, EM VIRTUDE DA GREVE. ESPERA-SE QUE TUDO FIQUE RESOLVIDO!
SAUDAÇÕES A TODOS E A TODAS!!!

Projetos 2009


Vamos contar!!!

Iniciamos mais um ano letivo, cheio de expectativas. Através do planejamento com professores, foram construídos alguns projetos e atividades, que contemplam o uso das Tecnologias e mídias, e ambientes educativos diferenciados (sala de vídeo, biblioteca, Laboratório de Ciências).
Professoras que já estão utilizando os espaços multimídias (sala informatizada e sala de vídeo: Marisa - Apoio Pedagógico; Olga - turmas 40 e 45 (Jornal da escola); Lucilene - turmas 41 e 43 (Fábulas); Rita - Turmas 20 e 23 (Leitura e Escrita); Darlete - turmas 31 e 33 (Alfabeto); Cleia- turmas 32 e 34(Alfabeto); Terezinha - Turma 42 (Pontos Turísticos);
Outros professores já planejaram estão iniciando algumas atividades do projeto em sala de aula e estão programando atividades, para utilizar a Si, sala de Vídeo, e laboratório de Ciências. É o caso do professor Quinzinho (licença saúde) - turmas 21 e 22 que irá trabalhar com sistema solar e conhecimentos relacionados e utilizará o projetor, com a orientação da coordenadora . As professoras Marlise, turma 11 e Síntia, turmas 10 e 12, que irão trabalhar com higiene pessoal, também utilizando recursos da sala de vídeo.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Atividades

Um pouco mais sobre os estudos que envolvem a SI

A professora Darlete (turmas 31 e 33) trabalhou com os alunos os símbolos de Florianópolis. Os alunos pesquisaram na sala informatizada cada símbolo, investigando a origem do nome e o que representam. Os alunos, compuseram um cartaz com gravuras, desenhos e textos informativos com os dados obtidos através da pesquisa. A atividade visava dar significado ao conhecimento sobre os símbolos tão anunciados na semana de Comemoração de Florianópolis.
A professora Terezinha iniciou o projeto: conhecendo Florianópolis. Planejou com a professora da S.I, uma aula na sala de vídeo. Os alunos Localizaram Florianópolis e Rio Vermelho no Continente Americano, no Brasil, no Estado de Santa Catarina, através da apresentação do site maps google. Foi realizada uma discussão sobre a relação das condições geográficas da cidade e do bairro com o turismo

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SITES DE JOGOS

ENTRE EM NOSSO SITE, NA PÁGINA DE JOGOS

Existe uma enorme quantidade de sites na Internet, contendo jogos e atividades dos mais variados tipos. No site de nossa escola foi criada uma página com várias dicas sobre sites educativos, contendo endereços e o resumo de cada um deles, assim como links de jogos, distribuídos por área de conhecimento. A página foi criada pela coordenadora da sala informatizada, e é atualizada pela mesma, de acordo com o desenvolvimento do processo educativo, sendo revitalizada a cada nova descoberta. A seleção foi realizada a partir das buscas e explorações constantes e também a partir das trocas de idéias entre coordenadoras de S.I. Este processo seletivo visa atender as necessidades e interesses dos alunos e professores, discutidos e avaliados nos momentos de planejamento e desenvolvimento do trabalho. Um dos motivos principais da criação desta página é propiciar a aprendizagem através do lúdico. Confira!
Em nosso site, temos mais informações sobre outros recursos utilizados em nosso trabalho. Clique aqui

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ANO DE 2009

Iniciando um novo Ano Letivo


SALA INFORMATIZADA: Atividades da semana 09 a 13 de fevereiro:


09/02 – Participação da Reunião Pedagógica:
Eixos principais:
Apresentação de profissionais;
Divulgação de informes (pautas: espaço físico, ambientes de aprendizagem, regimento, etc.) ;
Discussão e reformulação do Calendário 2009.

10/02 – Participação da Reunião Pedagógica:
Discussão e reformulação do Calendário 2009 (continuação)
Formulação do Folder sobre calendário e regimento interno (Coordenação da S.I)
Discussão do Planejamento, por série.

Obs: No período vespertino, os profissionais participaram da Assembléia do Sindicato, cujo tema central foi a aposentaria do setor público municipal.


11/02

Organização da sala informatizada (decoração da sala, impressão e xerox de material de trabalho, criação de novas pastas no servidor, verificação de equipamentos, limpeza da caixa de mensagens, leitura e resposta de e-mails, estudo de programas, etc.)
Reelaboração de informativos acerca do trabalho desenvolvido, junto à S.I e composição de informativo sobre as novas regras da língua portuguesa;
Entrega do material informativo, juntamente com folha do cadastro de dados dos profissionais; e outras atividades.

12/02 –Busca de dados e atualização do site da escola;
Assessoria à Coordenação da S.I da E.B.M. Maria Conceição Nunes, sobre o Sistema Linux;
Conversa informal com alguns professores sobre o uso da S.I e programação de encontros para planejamento conjunto, em horários vagos dos professores;
Estudo de ferramentas da Internet;
Divulgação de informativo no Mural da sala dos professores, sobre vaga de curso de especialização aos efetivos da Rede, etc.


13/02

– Colaboração na reformulação e digitação do Projeto: Basquetebol na escola, juntamente com o coordenador do mesmo, Sílvio Sérgio;
Auxílio a funcionária da bilblioteca na criação de e-mail;
Leitura do Planejamento Anual da S.I, entre outros.
Atualização do blog da sala informatiza, acerca das atividades desenvolvidas, neste início de ano.