segunda-feira, 14 de abril de 2008

Andamento dos projetos

Como estão os projetos?













A professora Joyce (turmas 30 e 35) está desenvolvendo um projeto, intitulado "Minha História", cujo objetivo é fazer com que o aluno compreenda a sua história, e aprenda os valores sociais. Os alunos já terminaram de relatar sobre o episódio do nascimento no Writer, e a maioria deles também já concluiu o desenho no Tux Paint que representa o referido relato.
A produção textual foi bastante tranquila, os alunos se concentraram bastante na atividade, preocupando-se com a escrita correta das palavras, ajudando-se mutuamente. Não tiveram dificuldades de se adaptar ao novo programa, talvez pelas similiaridades com Word do Windows, conhecido por muitos deles. Demonstraram um pouco de dificuldade no início para desenhar no Tux Paint, em se tratando de uma ferramenta nova, principalmente para desenhar figuras humanas, pois o programa é desprovido de carimbos deste tipo. Tiveram que utilizar a criatividade para representar o dia do seu nascimento. A maioria abandonou a idéia inicial de inserir pessoas, desenhando, por exemplo, a maternidade que nasceram; outros utilizaram com mais habilidade motora, tentaram desenhá-las com o pincel e linhas. Apesar das dificuldades pareciam se divertir com as novas descobertas, vibrando com as novidades do programa.



A professora Luciane (turmas 20 e 22) desenvolve uma atividade sobre higiene, cujo objetivo consiste em levar o educando a perceber a importância da higiene do seu dia a dia e os benefícios para a saúde. A maioria dos alunos da turma 22 está concluindo a atividade que contempla a interpretação do Hap da Limpeza. Mostram-se mais autônomos na escrita e na construção dos desenhos.
A maioria do alunos da turma 20, no entanto, estão início da atividade, parecem ter mais dificuldade de planejamento de estratégias e também na escrita.
Contudo, todos parecem apreciar o programa Tux Paint, ao explorar e descobrir diferentes possibilidades de desenhar e representar a música.


O Projeto alfabetizando através do lúdico está sendo bastante promissor. A maioria dos alunos estão manipulando o computador pela primeira vez, mas muito rapidamente, muito rapidamente mesmo, já aprenderam a a acessar a página de jogos, passando por diversos links. A dificuldade ainda na manuseio do mouse não os impede de jogar. Quando uma criança não consegue entender algum processo do jogo, tem sempre outra pronta a ajudar e todos conseguem alcançar os objetivos propostos para aquele encontro. Incialmente, estamos trabalhando com jogos que envolvem o reconhecimento das letras, das inicais das palavras, em virtude do momento de aprendizagem do grupo. O professor Quinzinho e a coordenadora da sala informatizada procuram explorar outras possibilidades, além daquelas que os jogos oferecem. No jogo da memória das letras, por exemplo, incentivam os alunos a falar em voz alta, o par das letras encontradas, e dizer ao colega uma palavra ou mais que iniciam com aquela letra. Aos poucos, os alunos também vão aprendendo a coordenar melhor os movimentos com o mouse, e isto é visível a cada encontro. Outros professores do primeiro ano também estão interessados em desenvolver este projeto!!!

Com relação ao projeto " Um mergulho no universo dos cavaleiros Andandes - conhecendo a história de Dom Quixote", a maioria dos alunos já desenhou sobre a cena preferida da história de Dom Quixote. Demonstraram bastante apreciação e habilidade no uso do Tux Paint. Tiveram mais dificuldade na utilização do Paint, principalmente para inserir as figuras e adaptá-las ao desenho original, realizado no Tux Paint. Nos encontros (03 e 11/04) contamos com a presença da professora Karina e aproveitamos o momento para fazer o roteiro com os alunos das cenas mais importantes da história, o
qual será utilizado como base para o historyboard (pequeno roteiro, representado por desenhos de cenas da história, que serve de base para construção de um filme.)

Nesta semana, a professora Cátia, trabalhou com os jogos pedagógicos com alguns alunos de diferentes turmas, articulando-os com a necessidade de cada um dos alunos. Em horários vagos, ou aproveitando computadores vagos em horários cedidos por outros professores, a professora dará continuidade a este trabalho para auxiliar os educandos no processo deconstrução da leitura e da escrita, dentro do lúdico.

Nenhum comentário: