terça-feira, 20 de maio de 2008

Andamento dos projetos!

O que estamos desenvolvendo nos projetos?

Nesta semana, a professora Luciane (turmas 20 e 22) iniciou as atividades em relação ao projeto Monteiro Lobato. Além de participar das atividades da bibblioteca e desenvolver outras no ambiente da sala de aula, seus alunos estão utilizando o espaço da sala informatizada para realizar pesquisas sobre Monteiro Lobato. A atividade referente ao Hap da limpeza foi concluída. Os alunos puderam explorar e aprender muito com o programa Tux paint, ao escrever e desenhar, utilizando suas diferentes ferramentas. A turma do período matutino teve mais dificuldades de compreender o uso do software, precisando de mais ajuda na sua exploração. Vamos ver como se saem agora com a pesquisa na Internet!

A professora Jucelene (turma 32) também inicia com seus alunos a seqüência didática: explorando a leitura e a escrita, numa viagem com Ruth Rocha. As atividades na SI começam com pesquisa sobre a vida da autora e seus livros mais conhecidos. Mas a seqüência também envolve leitura de diferentes obras de Ruth Rocha, e comparação com outros livros de outros autores, para conhecer o seu estilo de contar histórias. Os alunos serão incentivados a buscarem sites diferentes que tratam da biografia da autora, para diversificarem as informações. Na sala de aula, a professora fará com os alunos, um texto coletivo com as informações obtidas da pesquisa. Um dos sites a ser explorado é o site com o mesmo nome da autora. Além de informações sobre a biografia de Ruth Rocha, neste site, há histórias, palavras cruzadas, atividades para formar palavras, fotos e livros, os quais serão trabalhados com os alunos. Clique aqui para acessá-lo. A professora Joyce também encontra-se envolvida neste projeto, porém, utilizará o espaço da S.I em outro momento

O projeto "Minha História", desenvolvido pela professora Joyce está na fase de pesquisas sobre Tarsila do Amaral. Mas o que a Tarsila tem a ver com o projeto? A autora possui uma obra intitulada "A família" (veja figura ao lado) um dos aspectos abordados no projeto. Os alunos desenharão a sua família, baseado no estilo da pintora.


O projeto Dom Quixote, desenvolvido juntamente com a turma 43, prossegue com a exploração de uma webquest sobre o referido tema. No último encontro na sala informatizada, os alunos reuniram-se nos grupos de trabalho, formados a partir da seleção realizadas pelas duplas sobre as tarefas do webquest, cujo link está postado no site da escola. Os alunos que tiveram que utilizar o editor de texto Writer tiveram dificuldades de editar seus textos junto às imagens. Cada vez que se colava uma figura, era preciso esperar muito até que pudessem escrever ou editar qualquer coisa. Também foi complicada a busca de mapas que localizassem a Espanha no Mapa Mundial. Alguns mapas encontrados tinham letras borradas, outros não podiam ser copiados diretamente, tendo que se realizar o print scream. O fato de cada grupo estar pesquisando um aspecto sobre Dom Quixote e as complicações técnicas atrapalharam bastante o desenvolvimento do trabalho. A linguagem na Internet sobre a História da Espanha é bem difícil, por isto, os alunos desta tarefa estão pesquisando imagens da espanha de 1600 e observando suas características para descrever fatos históricos do lugar, como vestuário, arquitetura, hábitos, objetos. As informações irão ajudar a confecção dos storyboard e posterior do cenário que passa a história de Dom Quixote de La Mancha.

O projeto Franklin Cascaes tem uma postagem especial abaixo para você ver. Os alunos continuam com as pesquisas e estão conseguindo informações bastante consistentes sobre a vida do ilustre artista. Muitas atividades ainda estão por vir!

Nenhum comentário: