quinta-feira, 15 de maio de 2008

PROJETO FRANKLIN CASCAES

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare



Como havíamos revelado em postagens anteriores, as quartas séries iriam desenvolver um projeto acerca de Franklin Cascaes, em virtude da comemoração do Centenário de seu nascimento. A questão central do projeto é: Quem foi Franklin Cascaes e qual sua importância para a cultura catarinense?
As atividades do projeto iniciaram-se há duas semanas, a maioria dos alunos da quarta série já utilizou a sala informatizada para pesquisas sobre a vida e obra de Franklin Cascaes, a partir de um roteiro de perguntas. O trabalho terá outros desdobramentos, na discussão com os professores.


DESCREVENDO O PROJETO:

PROJETO: 100 ANOS DE HISTÓRIAS DE FRANKLIN CASCAES
“O FANTÁSTICO NA ILHA DE SANTA CATARINA”

Envolvidos: Professoras: Terezinha, Olga, Lucilene, Coordenadora Elke, Profissionais da Biblioteca (Clara Alice e Eliã)
Turmas: 40, 41, 42, 43, 44.

Planejamento realizado conjuntamente pelas professoras Olga e Terezinha:

Objetivos:

- Despertar o interesse dos alunos pelas obras de Franklin Cascaes, por meio de passeios de estudo, contação de histórias, pesquisas sobre a biografia do artista, discutindo sobre as obras mais conhecidas;
- Desenvolver as habilidades de uso adequado da escrita de forma coerente, compreensível e contextualizada.
- Utilizar recursos gráficos que orientem adequadamente a leitura, interpretação e reescrita de textos.
- Incentivar a pesquisa de outras histórias do imaginário, junto à comunidade.

Atividades:

- Na biblioteca, será contada uma história retirada do livro: O Fantástico na Ilha de Santa Catarina, em seguida, serão confeccionadas bruxas com dobraduras.
- Na sala, segue o trabalho com a discussão sobre a história contada, e os alunos fazendo a reescrita da mesma, com algumas ilustrações.
- Fora da escola, os alunos terão a tarefa de pesquisar outras histórias e contos da comunidade, as quais deverão registrar e trazer para a escola, onde acontecerão seções de contos feitas pelos alunos.
- Na sala informatizada, será feita uma pesquisa sobre a biografia de Franklin Cascaes, a partir de roteiro de questões, onde cada dupla escolherá uma questão para responder.
- Visita ao museu de antropologia da UFSC.

A professora Lucilene também está desenvolvendo o projeto Franklin Cascaes, mas preferiu realizar um planejamento a parte, com mesmos objetivos e atividades semelhantes às referidas acima, porém com diferentes encaminhamentos.
A coordenadora da sala informatizada iniciou uma discussão com a professora Lucilene sugerindo algumas atividades em que os alunos poderiam conhecer mais profundamente sobre as obras de Franklin Cascaes, e ao mesmo tempo, desenvolver a criatividade e a cooperação. Após as pesquisas, os alunos estarão cientes das obras realizadas por Cascaes, tais como poesias, desenhos esculturas, pinturas, e os temas do interesse do autor que estão relacionadas a vivência do mesmo.
Neste sentido, em grupo, eles poderão selecionar o tema que mais lhe atrai, pesquisar mais profundamente sobre ele, e após, reproduzir ou realizar releituras das obras, por meio de oficinas. As produções poderão ser expostas na escola. O grupo que escolher a modalidade escultura, por exemplo, poderá esculpir objetos com argila, baseados no estudo realizado anteriormente sobre as esculturas do autor. ( observando o tema, o porquê da escolha do tema pelo autor, cores, formas, o que a obra pretende mostrar, etc)

Um comentário:

Profº Rangel Rodrigues disse...

Boa Tarde estava acompanhando os projetos de vocês e chei muito interessante... também sou professor e gostaria de divulgar o blogger da dsiciplina de informática... quem sabe podemos realizar alguns projetos juntos!!!

http://www.rangelinformatica.blogspot.com/

http://www.criativoinformatica.blogspot.com