sexta-feira, 27 de junho de 2008

Franklin Cascaes


Notícias sobre o Projeto


Nas turmas 44 e 43 (prof. Olga), uma das atividades promovidas junto à sala informatizada foi a pesquisa para desvendar as profissões exercidas por Franklin Cascaes, ao longo de sua vida artística. Após a investigação, os alunos apresentavam suas descobertas, e através da mediação da coordenadora, foi promovida a discussão.
Os alunos estão utilizando o espaço da Sala Informatizada para escrever sobre as lendas da comunidades, com base nas lendas contadas por Franklin Cascaes. O trabalho está sendo desenvolvido em dupla, embora, cada integrante tenha que produzir sua respectiva história. Estão utilizando a apresentação eletrônica (turma 44) e o editor de texto (turma 43.) As lendas terão ilustrações conforme, cada parte da história. A professora está considerando a atividade do projeto oportuna, pois percebeu, no processo de trabalho que precisa trabalhar mais sobre o gênero de texto em questão, explicitando também, acerca da seqüência lógica do enredo. Alguns alunos produziram lendas, sem final, ou apresentando poucas informações no meio das histórias, que prejudicam o seu entendimento.
As turmas 41 e 42 (professora Lucilene), o projeto está temporariamente suspenso, porque a professora Lucilene está organizando outras atividades em sala de aula, e ainda não esquematizou as demais etapas do projeto.
A turma 40 (professora Terezinha) já realizou várias produções sobre Franklin Cascaes, além das pesquisas sobre a sua biografia, atividade promovida, também pelas outras professoras, os alunos produziram trabalhos dobraduras, recortes e colagens acerca dos temas trabalhados pelo artista. Também explorou com os alunos as lendas. Mas pretende que os alunos registrem tudo o que foi trabalhado em um blog. Neste momento, os alunos estão construindo seus e-mails, para então cada um criar um blog. Após o entendimento sobre esta ferramenta, irão construir um blog coletivo para realizar o registro de informações e imagens sobre o projeto.
Esta fase está muito complicada. A conexão da internet ainda anda muito lenta!!!

Nenhum comentário: