sexta-feira, 27 de junho de 2008

SISTEMA LINUX EDUCACIONAL


NOVAS MUDANÇAS

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) busca o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido, juntamente às salas informatizadas da Rede Municipal de Florianópolis. Para isto, é preciso modificar constantemente a prática pedagógica, por intermédio de cursos de formação, e também, renovar as tecnologias empregadas, tornando-as mais eficientes e eficazes.
Sendo assim, nesta semana, técnicos e estagiários do CPD estiveram em nossa escola com o objetivo de efetuar a substituição do Sistema Linux Fedora pelo Linux Educacional, desenvolvido na parceria entre NTE e o próprio CPD.
Diferentemente do gerenciador Fedora que apresenta algumas limitações com relação a leitura e armazenamento de informações em disquete e CD, além da dependência com o servidor, o Linux Educacional torna-se mais compatível com o trabalho escolar, facilitando o acesso e manipulação das ferramentas tecnológicas. O procedimento de salvar também é mais simples, pois o caminho até o servidor é mais curto.
O processo de substituição do gerenciador iniciou na sexta-feira (20/06), à tarde, e prosseguiu na segunda, com os estagiários Rafael e Helen. Lentidão na conexão na Internet e alguns problemas inesperados de configuração acabaram contribuindo para a demora da instalação do Linux Educacional. Contudo, o mesmo já está sendo utilizado de forma plena, desde esta quarta, após os últimos acertos realizados pelo técnico Nei, com o auxílio do estagiário Rafael (este, via VNC e telefone).

Nenhum comentário: