sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Andamento dos projetos

Como andam os projetos?

Projeto Franklin Cascaes:
Turmas 44 e 43: fase de construção das lendas de Franklin Cascaes. (Writer e Impress)
Turmas 41 e 42: parado
Turma 40: Seleção do nome de endereço e blog com a turma. Construção do e-mail e blog sobre Franklin. (Internet)

Projeto Dom Quixote: Os alunos concluíram antes das férias, o cenário da história. Coletivamente, selecionaram as cenas do storyboard (uma de cada grupo) e a partir daí elaboraram o cenário, utilizando diferentes materiais (barbantes, pedaços de papéis coloridos, lantejolas, giz de cera, cola colorida, etc.), Atualmente estão na fase da construção dos elementos que fazem parte da cena do filme, com massinhas de modelar, sempre em equipes de quatro integrantes.

Projeto Minha História (Turmas 30 e 35): Fase de elaboração do texto sobre: "Minha brincadeira favorita" e construção do desenho sobre a referida brincadeira. (Writer)

Projeto Alfabetizando através do Lúdico (primeiros anos e segundos anos - turmas: 10, 11, 12, 13, 21 e 23): Elaboração do alfabeto ilustrado, continuação do trabalho, iniciado anteriormente às férias, com algumas turmas- Fase inicial: escrever o alfabeto com letra maiúscula e colar de carimbos que começam com a determinada letra. (Tux Paint)

Projeto: Vinícius de Moraes (Turma 31- Prof. Helena): Fase da pesquisa sobre as poesias e músicas do autor. (Internet)

Projeto: Ruth Rocha (Turma 32 - Prof. Leninha): Reescrita de histórias de Ruth Rocha. Possui Textos e Imagens. (Impress e Internet)
Novos:!!!!

Atividade: Pesquisa preparatória para a apresentação do Desfile de Sete de Setembro - Tema: Comidas típicas da ilha (turma 31- prof. Helena, e turma 32 - prof. Jucelene): iniciam a pesquisa, procurando os nomes de alimentos típicos de nossa cidade, e a sua origem. Pretende-se, durante o desfile, apresentar à população local informações sobre os alimentos folclóricos, e distribuir receitas dos pratos saborosos, pesquisados pelos alunos.
Objetivo motivador da atividade: sensibilizar os alunos para a apresentação do Desfile de Sete de Setembro e incentivar a valorização da cultura local.
Objetivos decorrentes do trabalho: refletir sobre elementos da diversidade cultural (diferenças entre culinária de origem portuguesa e a de origem indígena); discutir temas como hábitos alimentares saudáveis e ruins;

Projeto: Futebol Catarinense (turmas 20, 22, 21 e 23, Prof. Luciane Vieira e Patrícia): Pesquisa sobre o time preferido: história da fundação, origem do nome, emblema, títulos, mascote e o porquê deste mascote, importância do esporte à saúde. Estão contidos nesta proposta: a formação do time da turma que exigirá a seleção de um nome, emblema, mascote, grito de torcida, conhecimento sobre as regras do jogo. Será promovida uma partida de futebol com outra turma da escola, que está realizando o mesmo trabalho. Este trabalho envolverá também os professores de Educação Física.
Objetivos do projeto: Trabalhar o espírito coletivo. Valorização do esporte, como atividade física importante à saúde. Desenvolver a capacidade de interpretação de produções escritas, e a capacidade de fazer sínteses sobre temas de interesse.

Projeto: Pintores Brasileiros - programada para a próxima sexta-feira (15/08). Inicia com a pesquisa sobre a biografia do pintor: Romero Brito.Prossegue com a investigação acerca de suas obras, forma de utilização de cores, temas, configurações, etc. (Internet)
Objetivos do projeto: formação de interesses pela arte contemporânea brasileira. Favorecer a atenção e concentração na observação de detalhes.

Nenhum comentário: