sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ATIVIDADE: Tarsila do Amaral


Uma atividade interessante


A professora Joyce (turmas 30 e 35) planejou uma atividade interessante, dentro do projeto sobre Tarsila do Amaral. A mesma trabalha com a arte de forma contextualizada, e vem realizando conexões entre a referida autora e outros temas do currículo escolar. Nesta semana, os alunos foram à sala informatizada, buscar na Web a pintura de Tarsila, intitulada: Operários. A professora elaborou um pequeno roteiro, na forma de questionamentos, para que os alunos observassem e refletissem sobre a obra, tais como: O que você vê, quando observa a obra Operários? Qual local é identificado na imagem ? E o que comprova sua afirmação? Que grupos étnicos você consegue apontar na obra? Etc. Outras surgidas na S.I: Que outros grupos de pessoas podemos encontrar (mulheres, homens, crianças, idosos...) O que sugere a expressão do rosto das pessoas? E Por que você acha que elas tem estas expressões? O foco da pesquisa é identificar grupos étnicos na pintura, pois a professora está trabalhando com os alunos a questão da diversidade étnico-racial, e pretende promover uma discussão sobre o referido tema, a partir do resultado das pesquisas.

Porém, a obra de Tarsila traz outros elementos para a discussão, como os acontecimentos históricos e sociais, que a autora quis representar. A obra mostra operários com rostos rudes, aparentemente tristes, todos juntos na frente de uma fábrica, no ano de 1933. Outros questionamentos poderiam ser elaborados: Quais as possíveis causas da tristeza e desolação mostrada na expressão dos operários? O que isto tem a ver com as condições de trabalho (longa jornada de trabalho, baixo salário, serviço pesado, pouca abertura para comunicação entre os colegas, fragmentação do trabalho)? Por que crianças e idosos fazem parte do grupo de operários ? (atentar para a exploração do trabalho infantil, e limitação dos direitos dos idosos, na época) Por que existem grupos diferentes de etnia? (relacionar a formação da miscigenação brasileira com o processo de imigração). Que tipos de fábricas poderiam ser as representadas na obra de 1933? Seria possível ser uma fábrica de canetas, de automóveis, de telefone celular, de rádio, de computador? Por quê? (trata-se, aí da questão da construção das tecnologias). Sem dúvida, há várias situações que poderiam ser exploradas, a partir das obras de Tarsila. Na Web, a coordenadora da si encontrou um texto interessante sobre a história das obras da autora, e que traz sugestões para se trabalhar com alunos de primeira à oitava série. O texto foi entregue à professora para que a mesma pudesse explorar outras questões, dentro dos conteúdos trabalhados.

Mais detalhes, ver em:


http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0178/aberto/mt_244537.shtml

Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila

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