segunda-feira, 25 de maio de 2009

CONSELHO DE CLASSE

PARTICIPAÇÃO DA COORDENADORA

Dias do conselho: 18/05, 21/05 e 25/05 (datas alteradas em função da greve de ônibus)
Este ano foi um pouco diferente a configuração dos conselhos. Cada professor, juntamente com o responsável pelo pré-conselho, reunia-se com pais e alunos em sua respectiva sala. Neste sentido, vários conselhos eram realizados simultaneamente. Sendo assim, os demais profissionais da escola tinham que escolher uma turma para acompanhar.
Vou relatar sobre dois episódios interessantes dos conselhos que acompanhei:
No conselho da professora Rita, os pais foram convidados a se deslocarem a sala informatizada para que pudéssemos apresentar o que os alunos estão desenvolvendo junto a este espaço. Em um destes momentos, os pais exploraram os jogos do site da escola, assistiram vídeos, conversando sobre as atividades.
No conselho de classe da professora Olga, o vídeo sobre o lixo na ilha do pacífico exibido aos alunos foi também exibido aos pais, no projetor multimídia. A professora explicou sobre as atividades do projeto Jornal Virtual, com enfoque na questão ambiental.
Os conselhos deste ano estão mais direcionados à aprendizagem dos alunos e às atividades que objetivam estas aprendizagens. De acordo com isto, cada professor apresentou um proposta de trabalho, desenvolvido no primeiro trimestre. A coord. inseriu-se neste contexto, participando da apresentação de algumas destas propostas desenvolvidas em parceria.

Dia 22 de maio houve a nossa reunião pedagógica. De manhã, os informes; de tarde, o planejamento entre professores. Na sala informatizada, a coordenadora reuniu-se com a Coord. do Laboratório, e as professoras Marlise e Síntia. Foram elaborados planejamentos de projetos e atividades em parceria com as mesmas. Não houve tempo para conversar mais com outros professores. O planejamento prossegue durante a próxima semana, conforme agendamento.

Um comentário:

Rosane Maria Kreuch disse...

Fiquei encantada com o relato do conselhjo de classe: detalhado e bem escrito. Com este texto é possível pensar em tantas possibilidades de trabalhar com os alunos. Fico bastante explícito o compromisso dos profissionais com a aprendizagem.
Parabéns a todos.