terça-feira, 1 de setembro de 2009

Segundos anos

MÊS DO FOLCLORE

A professora Rita (turmas 20 e 23) está trabalhando Folclore também, aliás como vários professores de nossa escola. Os alunos vieram à sala informatizada, acessar alguns sites de adivinhas cujas respostas não aparecem imediatamente. A brincadeira é tentar adivinhar a resposta da pergunta que um dos colegas ler no site. Os dois tentarão adivinhar, é necessário arriscar uma resposta, mesmo que não seja a "correta". O importante é raciocinar sobre a adivinha, tentando achar uma lógica. Após, um dos alunos, somente, vê a resposta. O outro colega tapa o olho para não vê-la. O colega que leu a resposta , tenta dar pistas para o outro adivinhar, e no final, conta para o outro a resposta da adivinha.
Esta atividade é uma forma de o alunos lerem, refletirem, interpretarem, e ao mesmo tempo se divertirem na interação com o colega. Mesmo aquele que não sabe ler, participa, pois vai ouvir do colega a charadinha, tentando resolver o enigma.
Os alunos também copiaram as charadas de que mais gostaram para fazer com os demais colegas, em sala de aula e com a família, em casa.
Um dos sites utilizados na brincadeira é o Divertudo. O site apresenta um link, onde o aluno ainda pode ter sua adivinha na galeria do mesmo: Você pode fazer parte desta galeria! Basta o aluno enviar uma mensagem para o site, escrevendo a sua adivinha. Estamos pensando nesta possibilidade!

Nenhum comentário: