terça-feira, 1 de setembro de 2009

Terceiros Anos

As turmas de Terceiros anos estão concluindo as atividades do projeto: Homens de Sambaqui, (enfoque para os Moluscos).
A professora Darlete (t31 e t33), está paralelamente desenvolvendo atividades sobre adivinhas. Os alunos estão estudando o Folclore de uma maneira geral e foi dada uma atenção especial às adivinhas. Os educandos neste sentido, fizeram pesquisas sobre as charadas, e estão compondo em programas de Cartoon (HIstórias em Quadrinhos), uma pequena história em quadrinhos, onde os personagens fazem adivinhas uns para os outros, obedecendo os critérios do gênero textual, já estudado em sala de aula. Os programas são Garfield Comic Creator (Criando Histórias em Quadrinhos com Garfield) e Toondoo.
"ToonDoo é uma ferramenta de excelente qualidade e que oferece muitos recursos para a criação de
Histórias em Quadrinhos, tiras ou cartoons personalizados.
É só soltar a imaginação e criar os mais variados tipos de tirinhas, escolhendo cenários, personagens e
objetos a partir do vasto menu oferecido. Após a criação, é possível salvá-la em uma conta ToonDoo e
divulgá-la em blogs, sites ou outros serviços da rede.
Além de todas essas possibilidades, ainda podemos criar personagens totalmente personalizados,
escolhendo nariz, boca, expressões faciais, roupas, formatos de cabeça, e muito mais e armazená-los em
uma galeria especial para, posteriormente, serem utilizados na criação da HQ" Mais informações ver o tutorial escrito por Verônica Carvalho em Ferramentas da web.
Os dois programas de Cartoon, Toondoo e Garfieldo são on-line e dispensam instalação no computador. O Toondoo possui inúmeras opções de cenários, personagens e outros objetos, já o do Garfield é bem mais limitado. Em ambos, a acentuação e c cedilha não funcionam no linux. A história criada no Toondoo pode ser salvo na internet, não tendo opção para salvar no computador. Deve ser salva em momentos diferentes, porque se todos salvam ao mesmo tempo, o programa trava e as histórias acabam se perdendo.
A história criada no Garfield não pode ser salva, nem na Internet, nem no computador. Encontrei uma forma de salvar, utilizando o print /scrn (fotografia da tela).
Os alunos parecem gostar das ferramentas, principalmente do Toondoo, que oferece muitos recursos. Ainda tem-se muito a descobrir sobre o seu uso. Um dos alunos descobriu que dá para colocar emoções diferentes nos personagens, clicando em um carinha, na barra de ferramentas inferior do programa. Eu descobri que podemos importar figuras do nosso computador, tornando o trabalho mais personalizado. Quem sabe colocar a foto dos alunos, simulando a conversa entre eles sobre um determinada aprendizagem na escola?

Nenhum comentário: