sábado, 12 de setembro de 2009

Jornal da escola

JORNAL APA - A SERVIÇO DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


Neste mês, os alunos da professora Olga (turmas 40 e 45) estão concluindo seus textos, e estão postando no blog, as partes que relacionam-se à caracterização de cada problema ambiental selecionado, isto é, o conceito, as causas e consequências de cada um deles. A linguagem foi adaptada para adequar-se ao gênero jornalístico. Ainda em setembro, eles colocarão junto a estes textos as imagens pertinentes aos mesmos.
Os alunos fizeram o levantamento dos problemas ambientais do bairro, principalmente da escola. A proposta é revelar estes problemas, através das histórias em quadrinhos (HQs). Para isto, a professora discutiu com os alunos sobre as características do gênero para relembrar o conteúdo, já trabalhado em outros momentos da vida escolar. Os alunos já criaram as histórias no papel. A partir daí, irão fotografar o cenário e as pessoas envolvidas em suas histórias, para produzir as histórias no programa Writer (programa de editor de texto do próprio computador) e no programa Toondoo, da internet. Iremos mesclar os programas para diversificar os métodos de aprendizagem, proporcionando aos alunos diferentes maneiras de se construir HQs. Também estamos pensando na lentidão de nossa internet que pode frustar demais os alunos, se der problemas de conexão. Sabe-se que se muitos alunos abrirem o Toondoo, o programa acaba "travando". Por outro lado, não queremos privá-los da utilização do programa devido a oportunidade do acesso a inúmeros recursos que ampliam as possibilidades de criação.
Em outras postagens, os alunos irão inserir as histórias criadas. E mais tarde, colocarão os textos referentes às soluções e ideias de como evitar os problemas ambientais. O que eu poderei fazer para contribuir para saná-los ou evitá-los.

Um comentário:

Rosane Maria Kreuch disse...

A proposta da pesquisa é muito interessante e mais ainda é ver como vocês encontram caminhos alternativos para desenvolver o projeto. Achei legal a proposta de usar dois softwares pelas questões mesmo que você aponta.
Bom trabalho, ficarei por aqui para ver as histórias, ok?