segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Relato referente ao mês de agosto

RELATO REFERENTE À SEMANA DO DIA 30/7 A 04/08


No início da semana, a coordenadora construiu o wiki (turma 44) e o blog (turma 42) do projeto Folclore, baseada nas informações e encaminhamentos resultantes do planejamento com a professora Lucilene. Estas serão as ferramentas utilizadas para dar suporte ao desenvolvimento do projeto, pois serão registrados o cronograma de planejamento das atividades, os relatos acerca andamento das mesmas, e tutoriais sobre o uso de aplicativos da web. Em outras, palavras, o wiki e blog do projeto, serão as ferramentas norteadoras do projeto. Estes estão sendo atualizados, conforme o desenvolvimento das atividades, nos encontros com os alunos. Na quarta-feira, os alunos tiveram o terceiro encontro na S.I. Para maiores informações sobre o Projeto, acesse: http://projetofolclore.pbwiki.com e http://projetofolclore.blogspot.com. Ou acesse o site de nossa escola: www.pmf.sc.gov.br/ebmantoniopaschoal. Na HOMEclique em atividades/ atividades 2007/4a série.
Na quinta feira, 02/08, no período matutino, a coordenadora recebeu o técnico dos estabilizadores Enermax, que fez o teste e a regulação de 16 aparelhos. O técnico da Itautec também compareceu à sala informatizada para verificar a condição do micro 3, cujo chamado fora aberto no dia anterior (01/08). O mesmo identificou problema de software.
Na sexta-feira, dia 03/08, no período da tarde, a professora Darlete levou seus alunos (turma 12) à sala informatizada, com o objetivo de explorar o Tux paint. Os alunos desenharam e compuseram cenas de seu dia a dia! Em breve, fará um projeto sobre alimentação, e poderá utilizar este e outros programas para desenhar sobre o tema! Um dos alunos descobriu como reduzir as figuras, em tamanhos ainda menores, mais uma prova de que nós professorestambém aprendemos com as crianças!
Durante esta semana, a coordenadora da SI, como participante da comissão organizadora da festa folclórica, disponibilizou alguns horários par auxiliar os demais organizadores nos preparativos da mesma, participando de reuniões, construindo cartazes, preparando carregador de pilha (comprado no dia 31/07) para a utilização da máquina digital fotográfica, etc.

No Sábado, 04 de agosto, foi realizada neste dia, a Festa Folclórica da Escola. A coordenadora assumiu a função de fotógrafa dos eventos da festa!


RELATO REFERENTE À SEMANA DO 06/08 A 10/08

Na segunda-feira, 6 de agosto, foram ao ar as fotos da festa folclórica da escola, realizada no dia 04/08. Na primeira página do site (home), você tem um link de acesso a fotos, é só clicar!
A professora Darlete levou seus alunos (turma 12) à sala informatizada, com o objetivo de explorar o Tux paint. Os alunos tiveram um pouco mais de dificuldade de utilizar as ferramentas, e compor cenas, necessitando de ajuda constante dos professores.
Neste dia, também foi realizada a divulgação das oficinas da semana da mídia, como também, o registro dos interessados. Vários professores se inscreveram: Joyce (Dobras da Imaginação) Grasiela e Sandra Piaia (Brinquedos Ópticos) Patrícia e Sandra Santos (Blog), Darlete e Clara Alice (Contação de Histórias).
A lista dos inscritos foi enviada à Cintia do NTE para verificar a viabilidade das inscrições.
O problema do micro 3 foi encaminhado ao CPD, através da multiplicadora do NTE, Patrícia.

Na Terça-feira, 7 de agosto, Cintia enviou um e-mail, comunicando que há grande demanda em relação à participação das oficinas da semana da mídia, e que por esta razão, estão disponíveis apenas 3 vagas por unidade escolar.
Em virtude disto, foi realizado um sorteio entre os professores interessados. As professoras Darlete, Patrícia e Sandra Santos foram as contempladas no sorteio. O resultado deste foi enviado por e-mail à Cintia, que confirmou as inscrições das professores indicadas.

Na Quarta-feira, 08 de agosto, aconteceu o quarto encontro de formação no NTE. Os multiplicadores deram informes sobre a situação atual das salas informatizadas, cursos, técnicos, entre outros, abrindo espaço de discussão no grande grupo.
Após, os coordenadores reuniram-se em pequenos grupos com seus respectivos multiplicadores para discutir textos, situação individual de cada sala, propostas de trabalho.
Em outro momento organizaram-se nos grupos de estudo do wiki e blog, para dar continuidade a tarefa do webquest do NTE, desenvolvida no último encontro. Os grupos terminaram as pesquisas e postagens nos wikis, e também, construíram um blog para avaliar as atividades do primeiro semestre. Acesse e veja o resultado deste trabalho:
Wiki: ilhavirtual.pbwiki.com
Blog: floripavirtual.blogspot.com

Na Quinta-feira, 9 de agosto no período matutino, a coordenadora verificou as postagens do blog da sala informatizada, construído no weblogger do Terra, e não conseguiu encontrar os documentos antigos, referentes ao mês de fevereiro e março. O weblogger também apresenta alguns entraves na efetuação de links, e no adicionamento de elementos à página.
Em virtude destes acontecimentos, foi criado um novo blog, no serviço de blogger.
Os relatos abaixo foram transferidos para este blog para garantir a conservação dos arquivos e facilitar a administração dos dados.
Os novos relatos serão realizados de acordo com o tempo disponível da coordenadora, e posteriormente reunidos, mensalmente, como os dados abaixo relacionados.
No período vespertino, a coordenadora acompanhou as turmas de quarta série (42 e 43) no passeio de estudo à eletrosul, realizando o registro dos momentos mais importantes com a máquina digital.

RELATO REFERENTE À SEMANA DO DIA 13/08 - 17/08

Esta semana houve alteração no quadro de professores que participarão da Semana da Mídia. A professora Darlete, afastada por licença médica, não participará da oficina: Contação de histórias, sendo substituída pela professora Clara Alice, readaptada para a Biblioteca. A professora Sandra Santos também não poderá participar da oficina de Blog, pois a escola não poderá dispensar seus alunos. São poucos os auxiliares, e há outras saídas para o Curso de formação do BIA. Cintia confirmou as alterações via e-mail, por volta das 14h.
Hoje, os técnicos compareceram à escola, no período vespertino. O técnico Milton recebeu informações equivocadas sobre os micros. Em sua ficha, havia chamado para computadores Windows, mas o chamado foi aberto para computadores Itautec-Linux. Como não pôde ajudar, pois não compreende a linguagem Linux, foi embora, sem resolver o problema.
O ocorrido foi encaminhado por e-mail à Patrícia do NTE.
No dia 14/08, a professora Cacilda levou pela primeira vez seus alunos à sala informatizada para explorar o site Wiki Mapia, já que está desenvolvendo com eles um projeto que contempla o estudo do bairro.Também neste dia, Professora Jucelene (Turma 31) iniciou o projeto: Lendas da ILha, levando os alunos à S.I para pesquisar e discutir sobre o conceito Lendas. Na sala de aula, a professora continuou a conversa sobre o tema, resgatando o teor da pesquisa, e realizando dinâmicas para a melhor compreensão do conceito (telefone sem fio).


RELATO REFERENTE À SEMANA DO DIA 20/08 AO 24/08

No decorrer da semana, se deu o planejamento efetivo com vários professores, que resultou no agendamento de horários, para esta e para próxima semana. No dia 21/08 (terça-feira) A professora Terezinha (Turmas 20 e 23) foi pela primeira vez com seus alunos à sala informatizada, iniciando o projeto: Monteiro Lobato é nosso. Os alunos iniciaram pesquisas sobre o referido autor, buscando dados curiosos sobre a sua biografia!
As professoras Patrícia (turma 32), Silvana (Turma 41) e Viviane (Turmas 21 e 24), marcaram horários para a semana do dia 27/08 a 01/09. Foi realizado um cronograma fixo de acordo com os horários disponíveis da S.I e professores, que foi fixado na sala dos professores e na porta da sala informatizada.
Os demais professores deram continuidade aos projetos iniciados em outros momentos.
No dia 23/08, foi aberto um chamado para a empresa Itautec, pois o monitor do micro 5 apresentou problema (a tela apresentava faixa escura e intermitente), e o mouse do micro 13 também apresentou defeito, com problemas de controle da seta. Os técnicos virão a partir da terça-feira (28/08).
No dia 24/08, no período matutino, a coordenadora participou de um encontro de formação com Mônica, para discutir a proposta do BIA (Bloco Inicial de Alfabetização) com o objetivo de realizar um trabalho integrado com a sala informatizada.

Nenhum comentário: