quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Relato referente ao mês de maio

Quinta-feira, 31 de maio de 2007.

Foi aberto um chamado para a empresa Itautec para a verificação de um problema ocorrido com o micro 14, após comunicação do ocorrido com Luciana do NTE. O mesmo liga, mas não inicializa.

Segunda-feira, 28 de maio de 2007
Figura

Hoje, a coordenadora da sala informatizada, está digitalizando os dados sobre os novos equipamentos, inserindo-os no inventário da S.I.
Ainda no período da tarde pretende fazer contato com o CPD para solicitar suporte para a configuração da Internet! Precisamos da Internet, pois os novos micros tem programas que apresentam problemas de execução. O Writer, editor de texto às vezes trava. Os leitores de CD também não executam normalmente, pois em muitos micros não se consegue visualizar o conteúdo dos cds. Fazer cópias dos documentos em disquete é um processo lento, e nem sempre se obtém sucesso!
Neste Mês, os microcomputadores desligaram automaticamente, suspeita-se da configuração dos estabilizadores. Já foram abertos chamados sobre este problema, e os demais defeitos apresentados, junto ao NTE.

Quarta-feira, 23 de maio de 2007

Conselho de Classe

Nesta semana, nos dias 21, 22, 24 e 25, estão sendo realizados os conselhos de classe participativo. Neste sentido, contamos com a presença de pais e alunos também, além dos diferentes profissionais da escola.
Em virtude da ausência da equipe pedagógica, quem está conduzindo a reunião é a diretora Bernadete. A mesma apresenta os resultados do pré- conselho, que inclui a auto-avaliação dos alunos, a avaliação do espaço físico e profissionais da escola.
A diretora também apresenta aos pais e alunos os profissionais da escola e relata como o conselho irá ser encaminhado.
Os professores das turmas relatam sobre o desenvolvimento geral dos alunos, potencialidades e dificuldades, sem entrar em aspectos específicos, isto é, sem comentar detalhes sobre cada aluno. Apresentam também sua metodologia, fazendo apontamentos sobre as estratégias para facilitar e potencializar a aprendizagem dos educandos.
Em seguida, abre-se um espaço para pais e alunos realizarem comentários. Após, outros professores da Unidade apresentam o trabalho que desenvolvem ou pretendem desenvolver com alunos da turmas em conselho, relatando sobre sua função, metodologia, objetivos e metas para o ano de 2007.
A coordenadora da sala informatizada aproveitou o espaço cedido para descrever a função da coordenação de S.I, seus objetivos quanto ao uso deste espaço de aprendizagem, explicitar a respeito da substituição dos computadores, e os problemas decorrentes desta substituição, relatando sobre as condições atuais e perspectivas futuras do uso da S.I.
Em alguns conselhos, foi realizada a divulgação dos espaços de interação virtual entre a comunidade e a escola, sendo entregues cartões contendo os endereços e-mail e site da escola e blog da sala informatizada!

Quarta-Feira, 16 de maio de 2007.

No dia 15/05/07, os coordenadores de S.I participaram do terceiro encontro de formação continuada, realizando as seguintes atividades: - No grande grupo, assistimos o filme: "O sorriso de Monalisa"; - No grande grupo, realizamos o estudo sobre o ambiente de colaboração wiki, ferramenta que cada grupo utilizará para postar as produções solicitadas na Webquest, postada em www.pmf.sc.gov.br/nte -Nos pequenos grupos, com suas respectivas multiplicadoras do Nte, os coordenadores se reuniram para discutir o filme e realizar o estudo do texto: "Um professor:novas funções e novas metáforas" do livro: "Redes digitais e metamorfose do aprender" de Hugo Assmann. - Deu-se continuidade ao desenvolvimento das Webquests em equipes, iniciadas no encontro anterior. Cada equipe criou um wiki, e começou a construir e organizar as páginas, conforme a atividade 2 da webquest. Prosseguiremos com as atividades. Cada integrante do grupo, efetuará novas pesquisas e postagens no wiki, trocando idéias e conhecimentos com os demais, através de e-mails e comentários no proprio ambiente de colaboração. Nosso grupo é composto pelas coordenadoras Alexandra, Eliane, Elke, Rosimar. Nosso wiki é denominado ilhavirtual, e seu endereço na URL é ilhavirtual.pbwiki.com.br.

Sexta feira, 11 de maio de 2007.

Nos dias 09 e 10 de maio recebemos os novos microcomputadores da Marca Itautec, os quais foram instalados e testados! Atuamente, estamos com 16 micros (CPUS, MONITORES, MOUSES, TECLADOS) dispostos em suas respectivas mesas. Mas somente 14 estão realmente conectados nas tomadas, porque estas são insuficientes. Outros 4 micros estão armazenados em caixas, aguardando a chegada de material de instalação (tomadas, e caixas de conexão de Internet, mesas próprias para computador). O gerenciador instalado nas máquinas é o Muriqui. Por enquanto estamos estudando suas ferramentas, enquanto não for substituído pelo gerenciador Fedora! Até então, os novos micros não possuem acesso Internet, é preciso realizar a configuração de rede, neste sentido, ainda é inviável o trabalho na S.I com turmas.

Nenhum comentário: