quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Relato referente ao mês de março

Terça-feira, 13 de março de 2007:

Neste início de ano, a coordenadora da sala informatizada encontra-se em atividade de planejamento, reunindo-se com os diferentes profissionais da escola. O quadro de professores modificou-se amplamente, e aos poucos vão se estabelecendo as interações sociais dentro da escola. Atualmente, professores alunos de terceira e quarta-série, estão visitando a sala informatizada, tendo-se como o propósito o conhecimento do site da escola. Discutem-se formas de participação dos mesmos, neste espaço virtual.
Também, a s.i está desenvolvendo, em parceria com a biblioteca, uma oficina com os professores do 1ºs anos, envolvendo a contação, interpretação, produção escrita de histórias, em que o aluno é levado a fazer relações entre a representação gráfica realizada no papel, e a realizada no computador, com os recursos do programa MicroMundos. A partir daí, começa a explorar, muitas vezes, pela primeira vez, as ferramentas tecnológicas, aprendendo e se divertindo ao mesmo tempo!
A idéia da oficina surgiu em uma reunião de planejamento entre a coordenadora e bibliotecária, já que ambas pensavam em desenvolver atividades conjuntas, com a intenção de realizar um trabalho mais integrado e significativo para as crianças.
A oficina tem por objetivos conscientizar os educadores das diferentes propostas de trabalho que incluem a utilização recursos tecnológicos, promovendo um espaço de reflexão e discussão sobre o uso da Linguagem de Programação Logo no processo educativo; Estimular os professores a desenvolverem projetos que contemplem o uso de ambientes diversificados.Possibilitar à criança atividades dinâmicas e prazerosas, como também reflexivas, que a envolvam, cada vez mais, no mundo da leitura e da tecnologia.
O trabalho contemplou leitura, interpretação e produção escrita.
Exemplos de atividades:
- leitura da história João e Maria pelas bibliotecárias;
- Discussão em grupo, orientada pela coordenadora da SI;
- Discussão nos pequenos grupos, coordenado por todos os educadores envolvidos;
-Construção de cartazes pelas equipes, utilizando lápis, canetas de hidrocor e figuras do Micromundos, sobre a parte da história de que mais gostaram;
- Apresentação dos cartazes;
- Construção de uma cena da história no programa MicroMundos;

Detalhando as atividades do projeto: contação de histórias:

O projeto iniciou na Biblioteca. A bibliotecária Eliã e a professora Clara Alice (que atualmente também assume a função de bibliotecária) revezaram-se para contar a história: Joãozinho e Maria, na versão de Ruth Rocha, utilizando, para isto, a técnica do avental. (monta a cena com personagens de dobradura, fixando-os no avental)
Após, fez-se a discussão sobre a mesma. Naquele momento, as bibliotecárias e a coordenadora atuaram, realizando questões de compreensão (que mostram o entendimento da criança sobre fatos objetivos da história) e de interpretação (que fazem a criança refletir e fazer relações dos acontecimentos da história com o seu cotidiano.)
Na cartolina, as equipes reproduziram a parte da história que mais gostaram, utilizando os recursos oferecidos (papel, giz de cera, caneta hidrográfica, figuras do MicroMundos). Para a formação das equipes, utilizou-se a seguinte Dinâmica: cada aluno recebeu um cartão, contendo um determinado tipo de escrita (palavra, número, símbolos, letras, etc.)>. Foram convidados a formarem as equipes, conforme o conteúdo do cartão (Ex: todos alunos que receberam palavras irão se juntar para formar um grupo). Os alunos contaram com o auxílio de diferentes profissionais, que os incentivaram a fazer o melhor que puderem.
Em seguida, os grupos socializaram sua respectiva produção para o grande grupo, utilizando o espaço da S.I. Em outros momentos, os alunos retornaram à sala informatizada. Antes de iniciar contato efetivo com o computador, a coordenadora discutiu com os alunos e a professora as regras do uso da sala. Após, retomou com o grupo a análise dos cartazes, por intermédio de aula expositivo dialogada, estabelecendo comparações entre as produções construídas no plano real e as produções construídas no plano virtual. Durante a aula, realizou-se uma reflexão sobre nomenclatura MicroMundos. Em seguida, os educandos iniciaram seu conhecimento e exploração sobre o referido programa, tendo a oportunidade de recontar uma parte da história, utilizando outros recursos, diferentes dos anteriormente utilizados.
As professoras só não participaram da confecção do material utilizado nas dinâmicas, mas se envolveram em todas as demais etapas do desenvolvimento das atividades.

Bubble Share do trabalho:

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog
Elke - elkezinha | <> comentários[0].

Nenhum comentário: