quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Relato referente ao mês de julho

Quarta-feira, 1 de agosto de 2007.

Voltando das Férias:

Semana do dia 23/07 a 27/07:


Do dia 23 ao 25/07, houve problema com o modem da prefeitura, o que ocasionou a indisponibilidade do acesso à Internet, nas escola. Sendo assim, muitas atividades que dependiam da Internet foram adiadas (atualização deste blog, planejamento com exemplificação dos recursos da Internet, estudo das ferramentas da web, etc.). De acordo com isto, foram efetuadas outras atividades (construção dos e enfeites de E.V.A e números de identificação dos micros, organização do armário, dos documentos, e cartazes da sala; atualização do site da escola, encaminhamento do problema com um dos nobreaks (somente o servidor do ftp estava acessando.). A coordenadora visitou as salas de aula para comunicar aos alunos, que a sala informatizada voltou a funcionar para o desenvolvimento de projetos com as turmas, explicitando sobre as condiçoes atuais dos micros. Também, realizou o planejamento com os professores, que resultou em alguns encaminhamentos de projetos. Na quarta-feira, iniciou o projeto Folclore, com as quartas-séries da professora Lucilene. O primeiro encontro foi na quarta-feira, dia selecionado pela professora para o desenvolvimento do mesmo na S.I. Neste dia, foi realizado o levantamento dos interesses/curiosidades dos alunos sobre o tema, que serão os elemento norteadores deste projeto.

14:26:17

Sexta-feira, 13 de julho de 2007

Depois de um longo período de greve, reiniciamos as atividades na escola.

Relato do dia 09/07 a 13/09

No dia 09, foi realizada a limpeza e organização da S.I., fazendo-se o remanejamento das caixas com microcomputadores novos, e retirada das caixas vazias. A sala informatizada ficou com espaço mais livre, graças a ajuda dos funcionários da limpeza.

Ainda nesta semana, a coordenadora realizou:
-Verificação das condições dos equipamentos da S.I, realizando o levantamento dos problemas solucionados pelos técnicos, e dos que ainda permanecem, encaminhando relatório ao NTE.
- Exploração do gerenciador Fedora, instalado em apenas um micro, testando suas possibilidades de uso/ funcionamento (editor de textos, de apresentação, navegador de Internet, recursos da web, como wiki, blog, bubble share, etc.)
- Planejamento com Sandra, professora da quarta série (turma 43), sobre o projeto: Consumo Cultural, integrando-o às atividades do curso de especialização;
-No dia 13/07, foram desenvolvidas atividades com os alunos da turma 43 na S.I, dentro da proposta do projeto referido acima.
Anteriormente à greve, a coordenadora já havia discutido com a professora da turma, a possibilidade do desenvolvimento de um projeto sobre Consumo Cultural. A professora aprovou a proposta, e assim, realizou o planejamento conjunto com a coordenadora.
No dia 15/06, durante o período de greve, a coordenadora aplicou com a turma, um questionário sobre consumo cultural, cujo objetivo era investigar os produtos da mídia mais consumidos pelos alunos. Os temas abordados no questionário foram: televisão; Internet; materiais impressos, como livros, revistas, gibis, jornais; rádio .
A partir dos dados coletados, a coordenadora analisou os produtos mais evidenciados no questionário. Internet foi uma das mídias de maior predileção dos alunos.
Depois da greve, a coordenadora, em concordância com a professora da referida turma,
foi sala de aula, na quarta-feira (11/07), conversar com os alunos sobre o resultado do questionário e encaminhar o planejamento das atividades em torno do assunto tratado.
A partir disto, com orientação dos professores, os alunos elegeram os sites de jogos de maior preferência (nenhum site se destacou no questionário.) O sítio escolhido foi o do Iguinho, cujo endereço é iguinho.ig.com.br. Na Quinta-feira (12/07), os alunos selecionaram um, entre os 10 jogos do iguinho mais explorados na S.I, desde a implantação da Internet na escola. Por votação, elegeram o jogo Caça ao tesouro.
Na sexta-feira, (13/08) na S.I, solicitou-se aos alunos que ao jogarem Caça ao Tesouro ficassem atentos elementos, tais como: - linguagens existentes (textos, sons, imagens, números) - Instruções; - Dificuldades; - Aspectos positivos e negativos; -Possibilidades diferentes de construção; etc. Também discutiu-se com os alunos sobre os novos micros, como nova forma de acesso de Internet. Os alunos exploram o jogo, realizando várias jogadas. O jogador que chega ao final do jogo, tem opção de imprimir um desenho para colorir ou adquirir um papel de parede para colocar como proteção de tela. Obviamente, os alunos escolheram a primeira opção. Assim, tinham mais uma razão para jogar novamente o Caça Tesouro. Após, a coordenadora promoveu a discussão com os alunos, e a professora foi a relatora, registrando todas as respostas dos alunos. Algumas questões levantadas na discussão, para que os alunos reflitam sobre a qualidade das programações que consomem, e possam analisar criticamente este e outros produtos por eles utilizados, vendo outras possibilidades de construção dos mesmos: Do que você mais gostou neste jogo, por quê? O que você aprendeu com o jogo? Quais são as dificuldades encontradas durante o jogo? Se você pudesse modificá-lo, que mudanças faria e por quê? Que linguagens o jogo utiliza: ( ) sons ( ) imagens ( ) textos ( ) números ( ) outro Que tipo de imagens (desenhos, fotos, fundos, coloridos ou preto e branco.) Possuem imagens paradas/estáticas? Possui imagens em movimento? Como é sua nitidez? O que poderia melhorar nas imagens? As icenas do jogo poderiam fazer parte de que contexto (capa de revista, reportagem de jornal, propaganda de TV, ilustração de livro de histórias infantis ou de um livro didático, para um outro tipo de jogo, etc.) ? A partir das questões, iremos propor aos alunos, o desenvolvimento de uma história em quadrinhos, utilizando as cenas de aventura do Iguinho. Os alunos irão construir um gibi do Iguinho, contando várias versões do final da história, incluindo possíveis mudanças sugeridas em seu relato. Tivemos algumas dificuldades em relação aos micros, sendo que dois não funcionam (não inicializam e dois não entram na internet). Assim, os alunos tiveram que se agrupar em equipes de três ou mais.

Clique no link do Blogspecial e saiba novidades sobre ferramentas tecnológicas utilizadas na educação. Trata-se de um blog de estudo da especialização que a coordenadora está realizando, juntamente com outros coordenadores. Cique na bonequinha, e entre no Blogspecial. Se desejar, acesse ao endereço: http://blogspeciall.blogspot.com/. Bloglines, Comeeko, Write to my blog, Thinkature, Basecamp são algumas ferramentas trabalhadas nesta disciplina.

Nenhum comentário: