segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Quarta Série

Professora Lucilene: Turmas 40 e 42 – PROJETO: FOLCLORE
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Objetivo do projeto: Um dos objetivos deste projeto é estimular os alunos a refletirem criticamente sobre os elementos típicos do folclore brasileiro e a criarem novas hipóteses e conhecimentos, a partir da pesquisa sistemática em torno das questões por eles levantadas. Conhecer diferentes ferramentas da web que possibilitam a construção e socialização das produções escritas.


Avaliação da Coordenadora:

Os objetivos propostos para este trabalho foram alcançados. Apesar de nem todos os trabalhos terem sido concluídos em função de diversos problemas técnicos, os alunos refletiram sobre os elementos típicos do folclore brasileiro e construíram novos conhecimentos, a partir da investigação. Também aprenderam a utilizar os recursos do blog (no caso da turma 40) e do Wiki (no caso da turma 42). O trabalho foi bastante árduo, complexo, mas também rico, por envolver diversas atividades ao mesmo tempo: construção de e-mails, elaboração conjunta de questões, blogs ou wikis, pesquisa, produção textual, socialização.
Os problemas técnicos tornaram muito difícieis a organização e continuidade do trabalho, pois vários grupos de alunos, tiveram que criar novamente o blog ou o wiki, e o acesso a tais recursos era muito demorado e o seu uso problemático. Alguns grupos utilizaram o editor de texto para registrar os dados do trabalho, face a exaustão nas tentativas de acesso ao seus wikis ou blogs. A conexão lenta da Internet também aumentava ainda mais as dificuldades, provocando dispersão por parte dos alunos e da professora. O fato desta possuir pouco entendimento sobre os recursos tecnológicos utilizados dificultou, parcialmente, a efetivação de algumas atividades do projeto, e exigia um esforço maior da coordenadora de sala informatizada no gerenciamento das atividades. Nos encontros finais, os alunos demonstraram mais engajamento e, alguns deles surpreenderam, com suas reflexões e produções criativas. Isto se deve provavelmente ao fato da superação de problemas técnicos internos dos blogs e wikis que começaram a ser menos frequentes e de os alunos puderem efetuar suas atividades com maior êxito, e à persistência dos educadores em acreditar no projeto.


Início: 25/07- Término: 05/12 - Horário na agenda: Quarta-feira

Acesse o Blog e o Wiki do projeto Folclore, para conhecer melhor as propostas de trabalho.


Professora Sandra: Turma 43 – PROJETO: CONSUMO CULTURAL

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Início: 16/07 (Período da Greve) - Témino: 07/12- Horário na agenda: Sexta-feira (período vespertino)
Objetivo do projeto: Estimular a reflexão crítica dos alunos acerca das programações habituais de sua preferência, explorando-as e transformando-as em instrumentos de construção de saber. Pretende-se que os alunos, conscientes dos processos que envolvem a construção de determinados produtos de midias, possam escolher melhor suas programações e visualizar outras formas de elaboração de tais produtos.

Exemplos de atividades: Exploração do jogo Caça ao Tesouro do site do Iguinho; discussão no grande grupo sobre as características do jogo, tais como: linguagens utilizadas no mesmo (textos, sons, imagens, números);
Elaboração de uma produção gráfica , baseada no jogo do Iguinho, que utiliza outros contextos, mídias e recursos.

Avaliação da coordenadora:

Neste projeto, os alunos tiveram a oportunidade de selecionar o foco de seu interesse: jogos educativos e explorar diferentes ferramentas tecnológicas: Sites, Tux Paint, MicroMundos e Colour Paint, identificando as potencialidades e limitações de cada uma. Refletiram sobre as diferenças entre os jogos e os recursos de desenho do computador, como elaborar outras possibilidades de execução destes jogos: novas fases, novos personagens, novas histórias.
Uma das dificuldades deste trabalho foram os feriados, problemas decorrentes da transição do gerenciador Muriqui para o Fedora. Quando os alunos iniciavam trabalhos no Tux Paint do Muriqui, tiveram que interrompê-los, para reiniciar uma nova produção no Fedora. Os alunos se entusiasmaram com o MicroMundos observado no Fedora, e assim optaram por realizar suas produções neste programa, mas não puderam dar continuidade, pois os trabalhos não podiam ser salvos. A alternativa sugerida pela coordenadora foi o Colour paint, por ser uma ferramenta diferente que possibilita a inserção de figuras da Internet. Apesar dos problemas técnicos, os educandos experimentaram diversas ferramentas e puderam comparar, compor várias produções.
Clique aqui para informar-se sobre a origem deste projeto e a análise sobre o jogo explorado pelos alunos.


Professora Sandra: Turma 44 – PROJETO: CONTOS CLÁSSICOS
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Início: programado para 05/10 - Horário na agenda: Sexta-feira (período matutino)

Objetivos do projeto: Conhecer o que é um conto clássico; ampliar a capacidade de leitura, interpretação e escrita em relação a este gênero textual; desenvolver a criatividade.
Exemplos de atividades: exploração de sites que contém histórias clássicas escritas ou em vídeos para leitura, interpretação e apresentação oral.

Avaliação da Coordenadora:

As crianças mostraram maior interesse pela leitura das histórias na web, quando foram sugeridos alguns endereços de sites com imagens e gifs bem coloridos.
As atividades programadas para a SI inicialmente eram apenas de explorar contos clássicos infantis na Internet. Após a instalação do Word Processor, viabilizou-se a possibilidade de construção das histórias no computador. Nem todos terminaram as suas produções, alguns, porém, concluíram a história e acrescentaram imagens aos seus trabalho.

Professora Silvana: Turma 41 - PROJETO: JORNAL VIRTUAL

Início: 03/09 (terça-feira) Término: 07/12. Horário na agenda: Sexta (período matutino)
Não entregou planejamento oficial ainda.
Objetivo: criação do jornal da escola, que será o informativo da comunidade escolar, tendo fatos sobre o ambiente, educação, saúde, e demais temas de interesse dos alunos, incentivando atitudes positivas.
Exemplo de atividades: Pesquisa na Internet acerca dos temas ambientais, conforme interesse de cada grupo. Elaboração do blog jornal da escola.

Avaliação da coordenadora:

O projeto em questão envolveu a participação efetiva dos alunos. Todos pesquisaram sobre os temas ambientais, discutiram sobre os resultados da pesquisa e participaram dos espaços de decisão sobre o projeto. Em alguns momentos, revezaram-se para realizar outras atividades, ou seja para produzir o blog e fazer a votação do nome do jornal nas turmas, sendo que vários grupos tiveram a oportunidade de realizar tarefas diferenciadas. Normalmente, as atividades tiveram continuidade na sala de aula, sendo que, após as pesquisas na S.I, a professora costumava discutir com os alunos os materiais coletados, combinando com os alunos os próximos passos das investigações e outras atividades, de acordo com o planejamento com a coordenadora da sala informatizada.
A construção do jornal tem caráter processual, e assim, terá prosseguimento no ano seguinte, sendo coordenado por outros professores e alunos de quarta-série.
Clique nas palavras em azul para obter mais informações sobre o projeto e o blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito Legal esse blog!Minha mãe é a professora,e eu sou a Amanda se vcs não se lembram de mim,

um beijo e um abraço para vcs

AMANDA

Anônimo disse...

oi meu blog é amandavioleta.blogspot.com BEJINHOS
Amanda