segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Segunda Série

SEGUNDA SÉRIE:

Professora Cacilda – Turma 22 – ATIVIDADE: MEU BAIRRO- UM ESTUDO NO WIKIMAPIA.
Objetivo da atividade: analisar e reconhecer as fotos aéreas do bairro, comparando com a visão vertical e oblíqua.
Início: 14/08 - Témino: 13/11 - Horário na agenda: Terça-feira

O site que utilizamos para o projeto é: www.wikimapia.org










Exemplo de atividades: Identificação do Bairro Rio Vermelho, a partir da exploração dos recursos do Wikimapia . Discussão no grande grupo sobre formas diferentes de encontrar um lugar específico no mapa.

Avaliação da coordenadora:

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um programa novo, que possibilitou a clareza sobre visão superior do bairro.
Os alunos com auxílio da coordenadora e da professora realizaram reflexões sobre a localização de seu bairro, dentro de contexto do continente, país, estado, município. Os mesmos eram questionados sobre a localização dos diferentes lugares, a partir de referenciais já conhecidos. Conseguiram identificar o bairro, por exemplo, observando os limites da praia de Ingleses, Moçambique e morros da Vargem Grande, e outros locais conhecidos. Localizaram a escola, a partir da visão do Engenho Velho, grande hotel fazenda da região. Vários alunos localizaram a sua casa, tomando como referencial a escola. Alguns deles escreveram mensagens, descrevendo sentimentos em relação ao lugar onde moram. O Wikimapia demorava demasiadamente para processar, sendo que muitas imagens não apareciam, isto acabava provocando dispersão e impaciência na turma.
Depois que os alunos já haviam aprendido a acessar o wikimapia, e sabiam como buscar o local desejado, a coordenadora discutiu com a professora Cacilda novas alternativas de trabalho, como deixar a imagem pronta na tela para que os alunos pudessem localizar alguns pontos específicos como a sua própria casa, para não ter que esperar todo o processo novamente e não dar tempo de realizar a atividade.
Alguns contratempos, como falta de Luz e queda da Internet, impossibilitaram o uso da ferramenta, em alguns momentos, modificando estratégias de trabalho e/ou transferindo as atividades propostas para outro dia. Muitas vezes, os dias programados para a atividade chocaram com outros eventos educativos: Semana de Consciência Negra na escola, Encontros de Formação do NTE, Seminário Étnico Racial, Tic Educação. Tais situações reduziram o tempo previsto para a extensão do trabalho e conclusão de algumas atividades, embora o objetivo principal tenha sido alcançado.

Avaliação dos alunos:

Aspectos positivos: "Conseguimos localizar o Rio Vermelho e a escola". "Pudemos aprender a encontrar os lugares no wikimapia." "É preciso achar uma referência, um lugar conhecido para achar os lugares que não conhecemos."
Aspectos negativos: "A Internet é muito lenta, demora muito para abrir a imagem, e às vezes, elas nem apareciam. " As imagens apareciam pela metade."
Sugestões: "No wikimapia deveria ter o nome das ruas, assim ficaria mais fácil de encontrar a nossa casa". "Nós poderíamos escrever o nome das ruas nos quadradinhos."

Professora Terezinha- Turmas 21 e 23 – PROJETO: MONTEIRO LOBATO É NOSSO.



Início: 21/08 - Horário na agenda: Quinta-feira - Turma 20- (10:30h - 12:00h)
Turma 23 (15:30h - 17:00h)


Objetivo do projeto:
a partir do conhecimento da vida e obra de Monteiro Lobato, despertar o gosto pela leitura e produção literária. Favorecer a identificação do aluno com o escrito, para que possa interessar-se pelo mundo da leitura e da escrita.



Exemplos de atividades: pesquisa na Internet a partir das questões de interesse dos alunos (registradas em cartazes) com relação ao tema do projeto; discussão em grupo dos dados obtidos da pesquisa; produção textual das descobertas no Word Processor; desenhos sobre tema de investigação no Colour Paint e apresentação dos conhecimentos aprendidos pela equipe ao grande grupo.
Clique aqui para obter mais informações.

Avaliação da coordenadora:

As atividades na S.I apenas foram de complementação do trabalho já realizado na sala de aula. Os alunos possuíam bastante informações sobre o tema, e complementaram, com alguns conhecimentos novos com a pesquisa sistematizada na sala informatizada.Também aprenderam a navegar na Internet, conhecendo novas possibilidades de apropriação do conhecimento. Não houve tempo para exploração de jogos, dentro do tema trabalhado.
Os alunos do turno matutino pareceram mais engajados com o trabalho, demonstrando mais interesse nas discussões, na construção de textos no Word processador, na socialização das informações e conhecimentos. Tinham mais clareza sobre os assunto pesquisados, emitindo respostas mais consistentes e coerentes com a sua respectiva questão.
Uma das dificuldades encontradas foi a linguagem complexa dos textos da Internet. Foi necessário fazer a tradução de alguns textos da Web e transferi-los para o site da escola, numa linguagem inteligível para as crianças. A partir disto, o trabalho se tornou mais produtivo.

Avaliação da professora Terezinha:

Aspectos positivos:

"Disponibilidade da coordenadora em adaptar textos para pesquisa dos alunos. Preocupação da mesma em envolvê-los no projeto."

Aspectos negativos:

"Necessidade de cursos de formação para o professor regente, dando condições pra que possa contribuir também com relação ao uso dos softwares."

Sugestões:

"Sugiro mais cursos de formação."


Avaliação dos alunos:

Turma 20:

Aspectos positivos:

"Gostamos de responder as perguntas e de pesquisar." Gostei de conhecer sobre a vida de Monteiro Lobato." "Aprendi que, na infância do autor, os livros infantis vinham do exterior, e era preciso traduzir para a nossa língua." "Agora sei como os livros são feitos. É utilizada máquina tipográfica. Tem os modelos antigos e os novos." "Aprendemos a entrar na Internet, e buscar as informações sobre o Monteiro Lobato." "Aprendi que a tecla capslock deixa as letras maiúsculas." "Eu aprendi que dá para apagar as letras com a setinha e com o delete." "Aprendi a escrever no word, a mudar de cor as letras, a colocar figuras."

Aspectos negativos: "Tive dificuldade de colar as figuras e de controlar o mouse para desenhar." "É preciso ler muito e quem tem dificuldade de ler fica mais difícil responder as questões."
Tem muito barulho e muita conversa."

Sugestões: "Ter mais paciência para ler." "Tem que ter menos conversa." "Devemos trocar idéias com os colegas para aprender melhor." "Mais desenhos, mais escrita, pesquisa, jogos."

Turma 23:

Aspectos positivos:

"Gostamos de fazer e responder as perguntas sobre Monteiro Lobato e o Sítio, pesquisando na Internet." "Gostamos de fazer os desenhos, das histórias contadas pela professora sobre o sítio e o Monteiro Lobato."
"Aprendemos que os personagens do sítio do picapau tem a ver com as pessoas que fizeram parte da sua infância."
"Aprendemos a usar a letra maiúscula, o espaço, a vírgula, os acentos, no computador." "Sabemos entrar na Internet, no Mozilla." Aprendi a corrigir as palavras que ficam em vermelho."

Aspectos negativos:

"Tivemos d
e entender os textos da internet." "Tive dificuldade de encontrar respostas para a minha pergunta."

Sugestões: "Desenhar mais e escrever histórias." "Ler mais." "Trocar idéias com a companheira da dupla, ao invés de brigar para usar o computador."

Professora Viviane - Turmas 21 e 24 - PROJETO: ESTUDANDO OS ANIMAIS -

Início: 31/09 - Término 11/12 - Horário na agenda: Terça-feira
Não entregou planilha de planejamento.

Exemplos de atividades: Acompanhamento de uma webquest sobre animais, cujo link está no site da escola, que envolve várias atividades como leitura, interpretação, pesquisa e produção textual. Para informar-se melhor, clique aqui.
Outra atividade foi a produção escrita das descobertas no Word Processor, em que os alunos sistematizaram seus conhecimentos escrevendo e inserindo figuras sobre o animal selecionado. Tanto a pesquisa, quanto a produção escrita foram realizadas em dupla.
No laboratório de Ciências, os alunos produziram aves, estudaram sobre o piolho e a lagartixa.

Avaliação da coordenadora:

O trabalho foi bastante produtivo, apesar do tempo restrito (início tardio do projeto, poucos alunos em dia de chuva, outros eventos educativos nas terças-feiras, queda da conexão da internet, etc.).
Para contornar o reduzido número de aulas, foram marcados horários extras, mas ainda foram insuficientes.
A maioria dos alunos demonstrou interesse em todas as atividades propostas, principalmente com relação as discussões no grande grupo, participando com dúvidas, conhecimentos e informações. O trabalho teve caráter interdisciplinar, uma vez que se explorou e integrou diferentes recursos, ambientes (laboratório de Ciência, Biblioteca e Sala informatizada) e disciplinas. Uma pesquisa na Internet foi realizada, a partir das dúvidas dos alunos sobre a lagartixa, suscitada durante o processo de desenvolvimento do projeto, em estudos no laboratório. A polêmica: lagartixa é um réptil ou um inseto? gerou reflexões, sendo pesquisa e discussões foi esclarecedora, produzindo novas questões e certezas.
As dificuldades de conexão da Internet e problemas técnicos no Muriqui, conduziram a coordenadora a planejar outras estratégias, discutindo com a professora alternativas do uso dos recursos da S.I que acabaram oportunizando aos alunos novas possibilidades de apropriação do conhecimento.
Um exemplo disto, foi a construção de desenhos no Tux Paint sobre conhecimentos prévios dos alunos.

Avaliação dos alunos:

Turma 21:

Aspectos positivos:

"Nós gostamos de escrever e colocar a figura no word." Aprendemos que devemos proteger os animais, não podemos caçar e persegui-los." Aprendi que a Chita é o animal mais rápido do mundo."

Aspectos negativos:

"Teve dificuldade de colocar a figura no trabalho."

Sugestões:

"Estudar sobre outros animais."



Nenhum comentário: