segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Terceira Série

Professora Jucelene: Turma 31- PROJETO: LENDAS DA ILHA

A imagem “http://www.velhochico.net/index_arquivos/folcloreboitat12.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Objetivo do projeto: valorizar a cultura local, a partir do estudo das histórias contadas pelo povo ilhéu.
Início: 14/08 Término:13/12 - Horário na agenda: Terça-feira
Exemplos de atividades: pesquisa na Internet sobre as lendas em dupla; observação de histórias virtuais animadas sobre folclore; apresentação das histórias pelas equipes ao grande grupo.
Clique aqui para ver as histórias animadas que trabalhamos com os alunos.

Avaliação da coordenadora:

Os problemas com o gerenciador Muriqui foram algumas das dificuldades encontradas no início do projeto. Sem conexão da Internet, era impossível acessar outro programa do sistema, como editor de texto do gerenciador Muriqui (Writer). A transição do Muriqui para o Fedora interrompeu temporariamente a atividade de edição textual, pois a mudança de gerenciador foi justamente na fase em que os alunos estavam produzindo textos no Writer. Os trabalhos dos alunos em Writer foram gravados em pen drive para depois serem novamente transferidos para o computador, porém, no formato do Word Processor.
Em virtude disto, houve mudanças no planejamento do projeto, realizando-se outras atividades, tais como a exploração das histórias animadas sobre o folclore, postadas o site Atividades Educativas de Neri Santos e a apresentação das mesmas por equipes (duplas e trios) ao grande grupo. Esta atividade acabou se tornando muito rica, na medida que os educandos mostraram entusiasmo pelos videos e puderam compreender mais facilmente as histórias, como também sintetizar as suas idéias para torná-las claras, compreensíveis ao grande grupo. Os alunos eram instigados a contar a história de maneira criativa, de forma diferente dos grupos anteriores; o grupo ajudava quando um determinado aluno não lembrava da história ou tinha dificuldade de expressar-se.



Professora Marlise: Turmas 31 e 33 - PROJETO ESPORTE E SAÚDE
A imagem “http://www.plenarinho.gov.br/brasil/imagens/dia-do-esporte12.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Curiosidade: Dia 19/02 comemora-se o dia do esportista!

Objetivo do projeto: valorizar as diferentes modalidades de desportivas, conhecendo suas características, benefícios para a saúde e procedimentos que levam a uma prática esportiva mais saudável.


Turma 30 -
Início:27/09; Término: 05/12 -
Turma 33 - Início: 04/10; Término: 06/12
Horário na agenda: Turma 30: Quarta-feira e Turma 33: Quinta-feira

Exemplo de atividades: pesquisa sistematizada na Internet, abordando-se aspectos diferentes do esporte como: história, regras, objetivo do esporte, e o que o mesmo contribui para a saúde. Sistematização das descobertas no programa Word Processor.
Fonte de pesquisa: www.saudenarede.com.br

Avaliação da Coordenadora:

A professora das turmas mostrou-se bem organizada, discutindo e sistematizando com os alunos, os objetivos e propostas para a cada encontro. Os alunos pesquisavam na Internet, anotavam as suas descobertas e a respectiva fonte, na sala informatizada e, em sala de aula, a professora revia com eles, os avanços na pesquisa, e a partir daí, identificavam as necessidades para a próxima pesquisa. Muitos alunos, já iam diretamente nos sites que haviam previamente anotado, e assim se ganhava tempo na busca das informações. Os alunos aprenderam a organizar-se melhor durante o processo de desenvolvimento do projeto, sendo que muitos deles já possuíam clareza sobre o que pesquisar, conquistando autonomia na atividade de investigação.
Os alunos que iam concluindo as pesquisas, registravam os dados no Word Processor, organizando melhor as idéias, corrigindo possíveis erros, utilizando recursos de edição de textos e imagens. A maioria concluiu a pesquisa, mas poucos conseguiram terminar a produção textual no computador, em função do pouco tempo.(eram necessários pelo menos mais dois encontros.) A prova Floripa, o Tic Educação e o Seminário da Consciencia Negra foram realizadas em momentos que coincidiram com o horário programado para o uso da S.I. Entretanto, o objetivo principal do projeto fora alcançado, pois a pesquisa e a socialização dos conhecimentos era a proposta mais significativa.


Professora Patrícia (Substituta: Rosaura): Turma 32 - PROJETO: FORTALEZAS DA ILHA
Objetivo do projeto: conhecer as fortificações da Ilha, sua função histórica e atual.
A imagem “http://www.fortalezasmultimidia.com.br/santa_catarina/imagens/pontagrossag01.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Início: 06/10 - Término: 30/11 - Horário na agenda: Sexta-feira

O planejamento foi realizado com a professora Rosaura que substituiu a professora Patrícia, afastada por motivo de saúde.
Exemplo de atividades: pesquisa na Internet sobre as fortalezas da Ilha, a função destas na época em que foram construídas e atualmente. Construção de Maquetes sobre Florianópolis que representam a cidade antigamente, na atualidade e no futuro, com base nos dados investigados na Internet, em livros, revistas, televisão, etc.
Exemplos de fonte de pesquisa:
www.fortalezasmultimidia.com.br e http://www.ilhavirtual.pbwiki.com

Avaliação da coordenadora:

O trabalho fora bastante objetivo, com pesquisas bem pontuais. A investigação forneceu elementos para os alunos terem uma visão sobre a cidade em tempos e espaços diferentes, estimulando o potencial de imaginação. O interesse da professora em fazer com que os alunos refletissem e construíssem novos conhecimentos, a partir dos saberes prévios e dados de investigação foi um fator bastante positivo para o alcance dos objetivos do projeto.


Professora: Benta - Turma 34- ATIVIDADE: CONHECENDO FLORIANÓPOLISA imagem “http://www.casamilitar.sc.gov.br/images/fotopalcruz2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Objetivo da atividade: Reconhecer os aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais da cidade de Florianópolis.
Início: 19/10 - Término: 07/12 - Horário na agenda: Sexta-feira
Exemplos de atividades: pesquisa na Internet sobre os pontos turísticos, sua localização, história, importância para a economia, cultura e sociedade.

Avaliação da Coordenadora:

A atividade reforçou os conteúdos trabalhados em sala de aula, trazendo novos elementos, fatos atuais à investigação sobre a cidade de Florianópolis. Os feriados, atividades festivas na escola, queda na fonte de energia acabaram interrompendo o ritmo e dificultando aprofundamento das questões de estudo.

Nenhum comentário: