segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

RELATÓRIO FINAL 2007

NESTE RELATÓRIO, FAREMOS A AVALIAÇÃO GERAL SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO EM 2007, DESTACANDO FATOS IMPORTANTES, AVANÇOS E DIFICULDADES, COMO TAMBÉM A DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS PROJETOS E ATIVIDADES ARTICULADOS À SALA INFORMATIZADA, NESTE ANO LETIVO.

Considerações finais
Relatos dos projetos desenvolvidos, referentes ao (à):
Primeiro ano
Segunda série
Terceira série
Quarta série


Considerações finais

A presença das tecnologias nos mais variados setores da sociedade contemporânea é inevitável e irreversível. De acordo com isto, educador não poderá mais ignorar esta realidade, e sim, apropriar-se das novas tecnologias de Iinformação e de Comunicação (TIC’s), aprendendo a ler e a escrever as suas diferentes linguagens. (Cortelazzo, 2000.) “Tecnologia de Informação designa toda forma de gerar, armazenar, processar e reproduzir a informação. [...] Tecnologia de Comunicação designa toda a forma de veicular informação” (ibidem).
A autora percebe a importância da capacitação dos educadores para o uso das TIC’s, mas alerta, que não basta, apenas, prepara-los para a pura e simples utilização de seus recursos, é preciso “prepara-los como leitores críticos e escritores conscientes das mídias que servem de suporte a essas tecnologias.” É necessário que os mesmos aprendam a ler outros meios, como rádio, a TV, o videogame, os programas de multimídia, as páginas da internet, mas que o aprendam de maneira racional e inteligente. (Cortelazzo, 2000).
De acordo com a autora alguns alunos são mais auditivos, outros mais visuais, uns precisam de textos que complementem imagens, outros precisam de imagens que complementem textos. Uns apresentam facilidade em aprender os conhecimentos se estes forem trabalhados de forma linear, outros precisam de certa hipertextualidade.
O educador, neste sentido, deve estar preparado para identificar quais recursos tecnológicos adequam-se melhor às necessidades de seus alunos, criando situações propícias para a otimização da aprendizagem.
Assim, se os mesmos conhecerem, manipularem e saberem utilizar a rede mídia, “poderão orientar seus alunos a trabalhar com elas, a desmistificarem seu uso, a decodificarem sua linguagem, e tornarem-se leitores e escritores proficientes destas mídias, e quando necessitarem da tecnologia saberem fazer as escolhas apropriadas”. Desta maneira, terão a oportunidade de utiliza-la para superar suas dificuldades, ampliarem suas potencialidades e desenvolverem novas habilidades.
Cabe salientar que é no espaço da sala informatizada, que professores e alunos tem a maior oportunidade de interagirem, na escola, com as novas tecnologias. Neste sentido, busca-se, desenvolver, junto a S.I, um trabalho de parcerias, que garanta o acesso qualitativo das tecnologias da informação e comunicação, por meio do desenvolvimento dos projetos colaborativos de aprendizagem.
“A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos esses elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema.” ( Almeida,1999).
Deste modo, busca-se realizar um trabalho que envolva a interação de diferentes sujeitos, tecnologias e ambientes, com vistas à contrução significativa do conhecimento.
2007 foi um ano de muitas mudanças, adaptações e inovações. Iniciou-se as atividades com o sistema Windows, software proprietário, realizando alguns trabalhos integrados com a biblioteca e professores do primeiro ano. Foram planejados atividades e projetos a partir dos recursos disponíveis naquele momento, quando houve o anúncio, pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais, da substituição dos equipamentos e sistema operacional Windows por LINUX, e, logo em seguida, a sua efetivação.
Os recursos para a compra dos equipamentos são provenientes do PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) desenvolvido pela SEED, Secretaria de Educação à Distância .
Ao contrário do sistema atual (Windows), LINUX adota a GPL, uma licença livre - o que significa, entre outras coisas, que todos os interessados podem acessá-lo, usá-lo e redistribuí-lo, sem a necessidade de autorização. A maior parte dos seus produtores disponibiliza os arquivos do sistema na Internet, gratuitamente para a realização do download.
Por ser livre, seus aplicativos e utilitários são passíveis de modificações, podendo ser alterados, de acordo com as necessidades do usuário.Os usuários de LINUX podem interagir com os seus desenvolvedores, efetuando sugestões sobre o sistema. Os programadores analisarão a aplicabilidade destas sugestões, podendo disponibilizar as modificações ou atualizações do sistema na Web.
No dia 17/04, recebemos vinte computadores, vinte estabilizadores, três gravadores de CD, três leitores de DVD, duas impressoras a laser (toner/tinta preta) e dois switchs (equipamento para conexão de rede e Internet). Neste mesmo dia, foram recolhidos da escola: nove computadores (um sem a CPU) e nove estabilizadores, os quais serão encaminhados a outra escola de RME. Seis computadores restantes, foram distribuídos pelos diferentes ambientes da escola: Biblioteca, Sala multimeios, sendo um reservado para o Laboratório de Ciências.
Em virtude do processo de substituição de computadores e adaptação ao novo sistema, o uso da sala informatizada ficou temporariamente suspenso ao desenvolvimento de projetos com alunos. Neste ínterim, prosseguiu-se, normalmente, com o planejamento de projetos, contemplando a utilização dos novos softwares.
Depois de instalados, os novos computadores funcionaram inicialmente com o gerenciador Muriqui e, sem rede, ou seja, localmente, sem comunicação entre si. Contudo, o Nte já previa a futura instalação do gerenciador Fedora e do sistema em rede.
Até o mês de setembro, os computadores funcionaram com o gerenciador Muriqui. Este apresentou diversos problemas técnicos, tais como dificuldade de acesso a disquetes e cds; impossibilidade da utilização de programas, em situações de queda de conexão na internet; limitações em softwares de desenhos, problemas de processamento de alguns softwares, etc. Mesmo face a estes entraves deu-se continuidade aos planejamentos e projetos, utilizando-se mais as ferramentas da Internet, que apesar da conexão lenta e problemas com blogs e wikis, tornou-se uma alternativa para a superação dos obstáculos referentes ao uso de recursos instalados nos computadores. Desta maneira, as pesquisas sistematizadas e produções em editores colaborativos destacaram-se neste de transição.
A partir de Outubro, houve nova mudança: a troca do gernciador Muriqui, pelo gerenciador Fedora, e finalmente a instalação dos microcomputadores em rede. Ocorreram novamente interrupções e adaptações. A cada modificação, era necessário fazer todo um trabalho de conscientização com alunos e professores sobre a necessidades das alterações, e replanejar o uso pedagógico da sala informatizada, dar informações e explicitar procedimentos, a partir dos testes e estudos que a coordenadora realizava com relação a nova realidade.A falta de formação dos profissionais com relação aos softwares Linux e de Website (Blog, Wiki, Web Quest, etc.) dificultou o trabalho da coordenação da S.I. e pleno desenvolvimento das atividades programadas.
Pode-se dizer que a referida mudança foi positiva, uma vez que diversos problemas técnicos foram superados. Na ausência da Internet, por exemplo, é utilizar os programas do sistema, sem que haja falhas de processamento das informações. A instalação da rede também auxiliou no gerenciamento dos arquivos, e no acesso dos alunos e professores aos seus respectivos documentos. No Fedora, a utilização do pen drive é mais simples, embora ainda tem-se o problema de acesso a alguns tipos de documentos salvos em cds e disquetes.
Com a sala funcionando em condições melhores, o número de projetos e atividades desenvolvidos aumentou. Todas as turmas, exceto, a recém criada turma 25, utilizou a sala informatizada para o desenvolvimento de projetos ou atividades. A maioria dos professores teve a oportunidade de participar de trabalhos cooperativos, junto à S.I.
A maior dos projetos e atividades foram encerrados no final de novembro. Os problemas técnicos, a substituição dos equipamentos e softwares, troca de professores, período de greve e feriados, falta de luz, outros eventos educativos (cursos, seminários, festividades, Prova Brasil/Floripa, etc.) que coincidiram, muitas vezes, com horários de determinados projetos/atividades, foram fatores contribuintes para a redução do tempo para o desenvolvimento dos projetos e atividades, sendo que vários não puderam ser concluídos. Todavia, em muitos destes, o processo de construção foi bastante rico, permeados por diversos momentos de reflexão, discussão, pesquisa, socialização e produção de novos conhecimentos, e sem dúvida, conduziram a diferentes aprendizagens relacionadas ao uso das midias educativas, às interações sociais e aos conteúdos investigados.
Para o ano seguinte, sugere-se a realização de mais cursos de formação para os profissionais da escola na área de Tecnologia Educacional, principalmente, voltados para o uso pedagógico de recursos Linux e Websites, em dias que não coincidem com os outros cursos promovidos pela Prefeitura, para que todos os contemplados possam participar e não prejudicar o andamento das aulas; a continuidade de atendimento de equipe técnica, especializada no sistema operacional Linux, para sejam ampliadas as possibilidades da qualidade de ensino.

Fontes de pesquisa:

ALMEIDA, Maria Bianconcini Elizabeth de. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. MEC/PROINFO: Brasília, 1999.
CORTELAZZO, Iolanda.B.C. Colaboração, Trabalho em Equipe e Novas Tecnologias em cursos de Pós-Graduação. Tese de Doutorado, FE-USP, 2000.

Relato dos Projetos e Atividades 2007

Primeiro Ano


A imagem “http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/imagens/joaomaria.gif” contém erros e não pode ser exibida.No início do ano de fevereiro a abril, as professoras Darlete e Margiani assumiram respectivamente as turmas, 10 e 12; e 11 e 13. Neste período, envolveram-se nas oficinas promovidas pela coordenadora da sala informatizada e funcionárias da biblioteca, as quais contemplaram a utilização de diferentes recursos e ambientes de aprendizagem..Clique aqui para conhecer estas atividades que deu origem ao projeto:....

Professor Quinzinho – Turmas 11 e 13- PROJETO: ALFABETIZANDO POR MEIO DE JOGOS ON LINE.
Objetivo do projeto: ampliar as possibilidades de construção da leitura e da linguagem escrita.
Início: 16/08 - Término: 06/12 - Horário na agenda: Quinta-feira.

Professora Elisabeth – Turmas 10 e 12- PROJETO: ALFABETIZANDO POR MEIO DE JOGOS ON LINE.
Objetivo do projeto: ampliar as possibilidades de construção da leitura e da linguagem escrita.
Início: 27/08 e 29/08 - Término: 29/10 e 05/11 - Horário na agenda: Segunda-feira - Turma 10
Quarta-feira: Turma 12




As atividades desenvolvidas nas turmas de primeiro ano estão vinculados ao site da escola. Clique aqui para acessá-lo e conheça os sites de jogos educativos que trabalhamos com os alunos.




Avaliação do projeto: os alunos, de um modo geral, demonstraram envolvimento com relação às atividades desenvolvidas, apropriando-se do conhecimento referente ao uso das ferramentas que o auxiliaram no processo da leitura e da escrita. Ao longo do projeto, perebeu-se avanços com relação à autonomia na exploração dos jogos, pois os educandos aprenderam a acessar e a fazer escolher sozinhos . A maioria deles teve entendimento da proposta de trabalho, isto é, possuíam clareza de que os jogos eram voltados para a aprendizagem e não apenas pela brincadeira, selecionando atividades que envolviam a reflexão, a leitura e a escrita. Os professores sugeriam aos alunos jogos que poderiam contribuir para o desenvolvimento de habilidades específicas, de acordo com a necessidade de cada um. Isto foi evidenciado principalmente com o professor Quinzinho.

Segunda Série

SEGUNDA SÉRIE:

Professora Cacilda – Turma 22 – ATIVIDADE: MEU BAIRRO- UM ESTUDO NO WIKIMAPIA.
Objetivo da atividade: analisar e reconhecer as fotos aéreas do bairro, comparando com a visão vertical e oblíqua.
Início: 14/08 - Témino: 13/11 - Horário na agenda: Terça-feira

O site que utilizamos para o projeto é: www.wikimapia.org










Exemplo de atividades: Identificação do Bairro Rio Vermelho, a partir da exploração dos recursos do Wikimapia . Discussão no grande grupo sobre formas diferentes de encontrar um lugar específico no mapa.

Avaliação da coordenadora:

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um programa novo, que possibilitou a clareza sobre visão superior do bairro.
Os alunos com auxílio da coordenadora e da professora realizaram reflexões sobre a localização de seu bairro, dentro de contexto do continente, país, estado, município. Os mesmos eram questionados sobre a localização dos diferentes lugares, a partir de referenciais já conhecidos. Conseguiram identificar o bairro, por exemplo, observando os limites da praia de Ingleses, Moçambique e morros da Vargem Grande, e outros locais conhecidos. Localizaram a escola, a partir da visão do Engenho Velho, grande hotel fazenda da região. Vários alunos localizaram a sua casa, tomando como referencial a escola. Alguns deles escreveram mensagens, descrevendo sentimentos em relação ao lugar onde moram. O Wikimapia demorava demasiadamente para processar, sendo que muitas imagens não apareciam, isto acabava provocando dispersão e impaciência na turma.
Depois que os alunos já haviam aprendido a acessar o wikimapia, e sabiam como buscar o local desejado, a coordenadora discutiu com a professora Cacilda novas alternativas de trabalho, como deixar a imagem pronta na tela para que os alunos pudessem localizar alguns pontos específicos como a sua própria casa, para não ter que esperar todo o processo novamente e não dar tempo de realizar a atividade.
Alguns contratempos, como falta de Luz e queda da Internet, impossibilitaram o uso da ferramenta, em alguns momentos, modificando estratégias de trabalho e/ou transferindo as atividades propostas para outro dia. Muitas vezes, os dias programados para a atividade chocaram com outros eventos educativos: Semana de Consciência Negra na escola, Encontros de Formação do NTE, Seminário Étnico Racial, Tic Educação. Tais situações reduziram o tempo previsto para a extensão do trabalho e conclusão de algumas atividades, embora o objetivo principal tenha sido alcançado.

Avaliação dos alunos:

Aspectos positivos: "Conseguimos localizar o Rio Vermelho e a escola". "Pudemos aprender a encontrar os lugares no wikimapia." "É preciso achar uma referência, um lugar conhecido para achar os lugares que não conhecemos."
Aspectos negativos: "A Internet é muito lenta, demora muito para abrir a imagem, e às vezes, elas nem apareciam. " As imagens apareciam pela metade."
Sugestões: "No wikimapia deveria ter o nome das ruas, assim ficaria mais fácil de encontrar a nossa casa". "Nós poderíamos escrever o nome das ruas nos quadradinhos."

Professora Terezinha- Turmas 21 e 23 – PROJETO: MONTEIRO LOBATO É NOSSO.



Início: 21/08 - Horário na agenda: Quinta-feira - Turma 20- (10:30h - 12:00h)
Turma 23 (15:30h - 17:00h)


Objetivo do projeto:
a partir do conhecimento da vida e obra de Monteiro Lobato, despertar o gosto pela leitura e produção literária. Favorecer a identificação do aluno com o escrito, para que possa interessar-se pelo mundo da leitura e da escrita.



Exemplos de atividades: pesquisa na Internet a partir das questões de interesse dos alunos (registradas em cartazes) com relação ao tema do projeto; discussão em grupo dos dados obtidos da pesquisa; produção textual das descobertas no Word Processor; desenhos sobre tema de investigação no Colour Paint e apresentação dos conhecimentos aprendidos pela equipe ao grande grupo.
Clique aqui para obter mais informações.

Avaliação da coordenadora:

As atividades na S.I apenas foram de complementação do trabalho já realizado na sala de aula. Os alunos possuíam bastante informações sobre o tema, e complementaram, com alguns conhecimentos novos com a pesquisa sistematizada na sala informatizada.Também aprenderam a navegar na Internet, conhecendo novas possibilidades de apropriação do conhecimento. Não houve tempo para exploração de jogos, dentro do tema trabalhado.
Os alunos do turno matutino pareceram mais engajados com o trabalho, demonstrando mais interesse nas discussões, na construção de textos no Word processador, na socialização das informações e conhecimentos. Tinham mais clareza sobre os assunto pesquisados, emitindo respostas mais consistentes e coerentes com a sua respectiva questão.
Uma das dificuldades encontradas foi a linguagem complexa dos textos da Internet. Foi necessário fazer a tradução de alguns textos da Web e transferi-los para o site da escola, numa linguagem inteligível para as crianças. A partir disto, o trabalho se tornou mais produtivo.

Avaliação da professora Terezinha:

Aspectos positivos:

"Disponibilidade da coordenadora em adaptar textos para pesquisa dos alunos. Preocupação da mesma em envolvê-los no projeto."

Aspectos negativos:

"Necessidade de cursos de formação para o professor regente, dando condições pra que possa contribuir também com relação ao uso dos softwares."

Sugestões:

"Sugiro mais cursos de formação."


Avaliação dos alunos:

Turma 20:

Aspectos positivos:

"Gostamos de responder as perguntas e de pesquisar." Gostei de conhecer sobre a vida de Monteiro Lobato." "Aprendi que, na infância do autor, os livros infantis vinham do exterior, e era preciso traduzir para a nossa língua." "Agora sei como os livros são feitos. É utilizada máquina tipográfica. Tem os modelos antigos e os novos." "Aprendemos a entrar na Internet, e buscar as informações sobre o Monteiro Lobato." "Aprendi que a tecla capslock deixa as letras maiúsculas." "Eu aprendi que dá para apagar as letras com a setinha e com o delete." "Aprendi a escrever no word, a mudar de cor as letras, a colocar figuras."

Aspectos negativos: "Tive dificuldade de colar as figuras e de controlar o mouse para desenhar." "É preciso ler muito e quem tem dificuldade de ler fica mais difícil responder as questões."
Tem muito barulho e muita conversa."

Sugestões: "Ter mais paciência para ler." "Tem que ter menos conversa." "Devemos trocar idéias com os colegas para aprender melhor." "Mais desenhos, mais escrita, pesquisa, jogos."

Turma 23:

Aspectos positivos:

"Gostamos de fazer e responder as perguntas sobre Monteiro Lobato e o Sítio, pesquisando na Internet." "Gostamos de fazer os desenhos, das histórias contadas pela professora sobre o sítio e o Monteiro Lobato."
"Aprendemos que os personagens do sítio do picapau tem a ver com as pessoas que fizeram parte da sua infância."
"Aprendemos a usar a letra maiúscula, o espaço, a vírgula, os acentos, no computador." "Sabemos entrar na Internet, no Mozilla." Aprendi a corrigir as palavras que ficam em vermelho."

Aspectos negativos:

"Tivemos d
e entender os textos da internet." "Tive dificuldade de encontrar respostas para a minha pergunta."

Sugestões: "Desenhar mais e escrever histórias." "Ler mais." "Trocar idéias com a companheira da dupla, ao invés de brigar para usar o computador."

Professora Viviane - Turmas 21 e 24 - PROJETO: ESTUDANDO OS ANIMAIS -

Início: 31/09 - Término 11/12 - Horário na agenda: Terça-feira
Não entregou planilha de planejamento.

Exemplos de atividades: Acompanhamento de uma webquest sobre animais, cujo link está no site da escola, que envolve várias atividades como leitura, interpretação, pesquisa e produção textual. Para informar-se melhor, clique aqui.
Outra atividade foi a produção escrita das descobertas no Word Processor, em que os alunos sistematizaram seus conhecimentos escrevendo e inserindo figuras sobre o animal selecionado. Tanto a pesquisa, quanto a produção escrita foram realizadas em dupla.
No laboratório de Ciências, os alunos produziram aves, estudaram sobre o piolho e a lagartixa.

Avaliação da coordenadora:

O trabalho foi bastante produtivo, apesar do tempo restrito (início tardio do projeto, poucos alunos em dia de chuva, outros eventos educativos nas terças-feiras, queda da conexão da internet, etc.).
Para contornar o reduzido número de aulas, foram marcados horários extras, mas ainda foram insuficientes.
A maioria dos alunos demonstrou interesse em todas as atividades propostas, principalmente com relação as discussões no grande grupo, participando com dúvidas, conhecimentos e informações. O trabalho teve caráter interdisciplinar, uma vez que se explorou e integrou diferentes recursos, ambientes (laboratório de Ciência, Biblioteca e Sala informatizada) e disciplinas. Uma pesquisa na Internet foi realizada, a partir das dúvidas dos alunos sobre a lagartixa, suscitada durante o processo de desenvolvimento do projeto, em estudos no laboratório. A polêmica: lagartixa é um réptil ou um inseto? gerou reflexões, sendo pesquisa e discussões foi esclarecedora, produzindo novas questões e certezas.
As dificuldades de conexão da Internet e problemas técnicos no Muriqui, conduziram a coordenadora a planejar outras estratégias, discutindo com a professora alternativas do uso dos recursos da S.I que acabaram oportunizando aos alunos novas possibilidades de apropriação do conhecimento.
Um exemplo disto, foi a construção de desenhos no Tux Paint sobre conhecimentos prévios dos alunos.

Avaliação dos alunos:

Turma 21:

Aspectos positivos:

"Nós gostamos de escrever e colocar a figura no word." Aprendemos que devemos proteger os animais, não podemos caçar e persegui-los." Aprendi que a Chita é o animal mais rápido do mundo."

Aspectos negativos:

"Teve dificuldade de colocar a figura no trabalho."

Sugestões:

"Estudar sobre outros animais."



Terceira Série

Professora Jucelene: Turma 31- PROJETO: LENDAS DA ILHA

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Objetivo do projeto: valorizar a cultura local, a partir do estudo das histórias contadas pelo povo ilhéu.
Início: 14/08 Término:13/12 - Horário na agenda: Terça-feira
Exemplos de atividades: pesquisa na Internet sobre as lendas em dupla; observação de histórias virtuais animadas sobre folclore; apresentação das histórias pelas equipes ao grande grupo.
Clique aqui para ver as histórias animadas que trabalhamos com os alunos.

Avaliação da coordenadora:

Os problemas com o gerenciador Muriqui foram algumas das dificuldades encontradas no início do projeto. Sem conexão da Internet, era impossível acessar outro programa do sistema, como editor de texto do gerenciador Muriqui (Writer). A transição do Muriqui para o Fedora interrompeu temporariamente a atividade de edição textual, pois a mudança de gerenciador foi justamente na fase em que os alunos estavam produzindo textos no Writer. Os trabalhos dos alunos em Writer foram gravados em pen drive para depois serem novamente transferidos para o computador, porém, no formato do Word Processor.
Em virtude disto, houve mudanças no planejamento do projeto, realizando-se outras atividades, tais como a exploração das histórias animadas sobre o folclore, postadas o site Atividades Educativas de Neri Santos e a apresentação das mesmas por equipes (duplas e trios) ao grande grupo. Esta atividade acabou se tornando muito rica, na medida que os educandos mostraram entusiasmo pelos videos e puderam compreender mais facilmente as histórias, como também sintetizar as suas idéias para torná-las claras, compreensíveis ao grande grupo. Os alunos eram instigados a contar a história de maneira criativa, de forma diferente dos grupos anteriores; o grupo ajudava quando um determinado aluno não lembrava da história ou tinha dificuldade de expressar-se.



Professora Marlise: Turmas 31 e 33 - PROJETO ESPORTE E SAÚDE
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Curiosidade: Dia 19/02 comemora-se o dia do esportista!

Objetivo do projeto: valorizar as diferentes modalidades de desportivas, conhecendo suas características, benefícios para a saúde e procedimentos que levam a uma prática esportiva mais saudável.


Turma 30 -
Início:27/09; Término: 05/12 -
Turma 33 - Início: 04/10; Término: 06/12
Horário na agenda: Turma 30: Quarta-feira e Turma 33: Quinta-feira

Exemplo de atividades: pesquisa sistematizada na Internet, abordando-se aspectos diferentes do esporte como: história, regras, objetivo do esporte, e o que o mesmo contribui para a saúde. Sistematização das descobertas no programa Word Processor.
Fonte de pesquisa: www.saudenarede.com.br

Avaliação da Coordenadora:

A professora das turmas mostrou-se bem organizada, discutindo e sistematizando com os alunos, os objetivos e propostas para a cada encontro. Os alunos pesquisavam na Internet, anotavam as suas descobertas e a respectiva fonte, na sala informatizada e, em sala de aula, a professora revia com eles, os avanços na pesquisa, e a partir daí, identificavam as necessidades para a próxima pesquisa. Muitos alunos, já iam diretamente nos sites que haviam previamente anotado, e assim se ganhava tempo na busca das informações. Os alunos aprenderam a organizar-se melhor durante o processo de desenvolvimento do projeto, sendo que muitos deles já possuíam clareza sobre o que pesquisar, conquistando autonomia na atividade de investigação.
Os alunos que iam concluindo as pesquisas, registravam os dados no Word Processor, organizando melhor as idéias, corrigindo possíveis erros, utilizando recursos de edição de textos e imagens. A maioria concluiu a pesquisa, mas poucos conseguiram terminar a produção textual no computador, em função do pouco tempo.(eram necessários pelo menos mais dois encontros.) A prova Floripa, o Tic Educação e o Seminário da Consciencia Negra foram realizadas em momentos que coincidiram com o horário programado para o uso da S.I. Entretanto, o objetivo principal do projeto fora alcançado, pois a pesquisa e a socialização dos conhecimentos era a proposta mais significativa.


Professora Patrícia (Substituta: Rosaura): Turma 32 - PROJETO: FORTALEZAS DA ILHA
Objetivo do projeto: conhecer as fortificações da Ilha, sua função histórica e atual.
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Início: 06/10 - Término: 30/11 - Horário na agenda: Sexta-feira

O planejamento foi realizado com a professora Rosaura que substituiu a professora Patrícia, afastada por motivo de saúde.
Exemplo de atividades: pesquisa na Internet sobre as fortalezas da Ilha, a função destas na época em que foram construídas e atualmente. Construção de Maquetes sobre Florianópolis que representam a cidade antigamente, na atualidade e no futuro, com base nos dados investigados na Internet, em livros, revistas, televisão, etc.
Exemplos de fonte de pesquisa:
www.fortalezasmultimidia.com.br e http://www.ilhavirtual.pbwiki.com

Avaliação da coordenadora:

O trabalho fora bastante objetivo, com pesquisas bem pontuais. A investigação forneceu elementos para os alunos terem uma visão sobre a cidade em tempos e espaços diferentes, estimulando o potencial de imaginação. O interesse da professora em fazer com que os alunos refletissem e construíssem novos conhecimentos, a partir dos saberes prévios e dados de investigação foi um fator bastante positivo para o alcance dos objetivos do projeto.


Professora: Benta - Turma 34- ATIVIDADE: CONHECENDO FLORIANÓPOLISA imagem “http://www.casamilitar.sc.gov.br/images/fotopalcruz2.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Objetivo da atividade: Reconhecer os aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e culturais da cidade de Florianópolis.
Início: 19/10 - Término: 07/12 - Horário na agenda: Sexta-feira
Exemplos de atividades: pesquisa na Internet sobre os pontos turísticos, sua localização, história, importância para a economia, cultura e sociedade.

Avaliação da Coordenadora:

A atividade reforçou os conteúdos trabalhados em sala de aula, trazendo novos elementos, fatos atuais à investigação sobre a cidade de Florianópolis. Os feriados, atividades festivas na escola, queda na fonte de energia acabaram interrompendo o ritmo e dificultando aprofundamento das questões de estudo.

Quarta Série

Professora Lucilene: Turmas 40 e 42 – PROJETO: FOLCLORE
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Objetivo do projeto: Um dos objetivos deste projeto é estimular os alunos a refletirem criticamente sobre os elementos típicos do folclore brasileiro e a criarem novas hipóteses e conhecimentos, a partir da pesquisa sistemática em torno das questões por eles levantadas. Conhecer diferentes ferramentas da web que possibilitam a construção e socialização das produções escritas.


Avaliação da Coordenadora:

Os objetivos propostos para este trabalho foram alcançados. Apesar de nem todos os trabalhos terem sido concluídos em função de diversos problemas técnicos, os alunos refletiram sobre os elementos típicos do folclore brasileiro e construíram novos conhecimentos, a partir da investigação. Também aprenderam a utilizar os recursos do blog (no caso da turma 40) e do Wiki (no caso da turma 42). O trabalho foi bastante árduo, complexo, mas também rico, por envolver diversas atividades ao mesmo tempo: construção de e-mails, elaboração conjunta de questões, blogs ou wikis, pesquisa, produção textual, socialização.
Os problemas técnicos tornaram muito difícieis a organização e continuidade do trabalho, pois vários grupos de alunos, tiveram que criar novamente o blog ou o wiki, e o acesso a tais recursos era muito demorado e o seu uso problemático. Alguns grupos utilizaram o editor de texto para registrar os dados do trabalho, face a exaustão nas tentativas de acesso ao seus wikis ou blogs. A conexão lenta da Internet também aumentava ainda mais as dificuldades, provocando dispersão por parte dos alunos e da professora. O fato desta possuir pouco entendimento sobre os recursos tecnológicos utilizados dificultou, parcialmente, a efetivação de algumas atividades do projeto, e exigia um esforço maior da coordenadora de sala informatizada no gerenciamento das atividades. Nos encontros finais, os alunos demonstraram mais engajamento e, alguns deles surpreenderam, com suas reflexões e produções criativas. Isto se deve provavelmente ao fato da superação de problemas técnicos internos dos blogs e wikis que começaram a ser menos frequentes e de os alunos puderem efetuar suas atividades com maior êxito, e à persistência dos educadores em acreditar no projeto.


Início: 25/07- Término: 05/12 - Horário na agenda: Quarta-feira

Acesse o Blog e o Wiki do projeto Folclore, para conhecer melhor as propostas de trabalho.


Professora Sandra: Turma 43 – PROJETO: CONSUMO CULTURAL

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Início: 16/07 (Período da Greve) - Témino: 07/12- Horário na agenda: Sexta-feira (período vespertino)
Objetivo do projeto: Estimular a reflexão crítica dos alunos acerca das programações habituais de sua preferência, explorando-as e transformando-as em instrumentos de construção de saber. Pretende-se que os alunos, conscientes dos processos que envolvem a construção de determinados produtos de midias, possam escolher melhor suas programações e visualizar outras formas de elaboração de tais produtos.

Exemplos de atividades: Exploração do jogo Caça ao Tesouro do site do Iguinho; discussão no grande grupo sobre as características do jogo, tais como: linguagens utilizadas no mesmo (textos, sons, imagens, números);
Elaboração de uma produção gráfica , baseada no jogo do Iguinho, que utiliza outros contextos, mídias e recursos.

Avaliação da coordenadora:

Neste projeto, os alunos tiveram a oportunidade de selecionar o foco de seu interesse: jogos educativos e explorar diferentes ferramentas tecnológicas: Sites, Tux Paint, MicroMundos e Colour Paint, identificando as potencialidades e limitações de cada uma. Refletiram sobre as diferenças entre os jogos e os recursos de desenho do computador, como elaborar outras possibilidades de execução destes jogos: novas fases, novos personagens, novas histórias.
Uma das dificuldades deste trabalho foram os feriados, problemas decorrentes da transição do gerenciador Muriqui para o Fedora. Quando os alunos iniciavam trabalhos no Tux Paint do Muriqui, tiveram que interrompê-los, para reiniciar uma nova produção no Fedora. Os alunos se entusiasmaram com o MicroMundos observado no Fedora, e assim optaram por realizar suas produções neste programa, mas não puderam dar continuidade, pois os trabalhos não podiam ser salvos. A alternativa sugerida pela coordenadora foi o Colour paint, por ser uma ferramenta diferente que possibilita a inserção de figuras da Internet. Apesar dos problemas técnicos, os educandos experimentaram diversas ferramentas e puderam comparar, compor várias produções.
Clique aqui para informar-se sobre a origem deste projeto e a análise sobre o jogo explorado pelos alunos.


Professora Sandra: Turma 44 – PROJETO: CONTOS CLÁSSICOS
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Início: programado para 05/10 - Horário na agenda: Sexta-feira (período matutino)

Objetivos do projeto: Conhecer o que é um conto clássico; ampliar a capacidade de leitura, interpretação e escrita em relação a este gênero textual; desenvolver a criatividade.
Exemplos de atividades: exploração de sites que contém histórias clássicas escritas ou em vídeos para leitura, interpretação e apresentação oral.

Avaliação da Coordenadora:

As crianças mostraram maior interesse pela leitura das histórias na web, quando foram sugeridos alguns endereços de sites com imagens e gifs bem coloridos.
As atividades programadas para a SI inicialmente eram apenas de explorar contos clássicos infantis na Internet. Após a instalação do Word Processor, viabilizou-se a possibilidade de construção das histórias no computador. Nem todos terminaram as suas produções, alguns, porém, concluíram a história e acrescentaram imagens aos seus trabalho.

Professora Silvana: Turma 41 - PROJETO: JORNAL VIRTUAL

Início: 03/09 (terça-feira) Término: 07/12. Horário na agenda: Sexta (período matutino)
Não entregou planejamento oficial ainda.
Objetivo: criação do jornal da escola, que será o informativo da comunidade escolar, tendo fatos sobre o ambiente, educação, saúde, e demais temas de interesse dos alunos, incentivando atitudes positivas.
Exemplo de atividades: Pesquisa na Internet acerca dos temas ambientais, conforme interesse de cada grupo. Elaboração do blog jornal da escola.

Avaliação da coordenadora:

O projeto em questão envolveu a participação efetiva dos alunos. Todos pesquisaram sobre os temas ambientais, discutiram sobre os resultados da pesquisa e participaram dos espaços de decisão sobre o projeto. Em alguns momentos, revezaram-se para realizar outras atividades, ou seja para produzir o blog e fazer a votação do nome do jornal nas turmas, sendo que vários grupos tiveram a oportunidade de realizar tarefas diferenciadas. Normalmente, as atividades tiveram continuidade na sala de aula, sendo que, após as pesquisas na S.I, a professora costumava discutir com os alunos os materiais coletados, combinando com os alunos os próximos passos das investigações e outras atividades, de acordo com o planejamento com a coordenadora da sala informatizada.
A construção do jornal tem caráter processual, e assim, terá prosseguimento no ano seguinte, sendo coordenado por outros professores e alunos de quarta-série.
Clique nas palavras em azul para obter mais informações sobre o projeto e o blog.

RELATÓRIO ANUAL A CAMINHO

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Relato referente ao mês de novembro

Relatando:

Neste mês, deu-se continuidade aos projetos e atividades em andamento, e encerrou-se alguns projetos.
Na semana do dia 19/11 a 23/11 tivemos na escola, a Semana Da Consciência Negra, com diversas atividades, coordenadas pela auxiliar de ensino Karina Dias, juntamente com o coletivo escolar, aula-vivência de Capoeira, cinema, apresentações musicais e de dança foram algumas atividades desenvolvidas dentro da temática. Algumas atividades foram programadas conforme a série. Assim, certos horários da agenda precisaram ser remanejados a fim de atender o máximo da demanda possível, em outros momentos não foi possível tal procedimento, em virtude da necessidade da participação da coordenadora e/ou dos professores com projetos nas atividades promovidas.

Toda Criança Tem Direito à Proteção!

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