quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Conclusão dos projetos

Considerações Finais
2008

Todos os projetos tiveram sua conclusão, entre novembro e dezembro. Neste sentido, foram realizadas avaliações nas turmas em que houve tempo hábil para isto. 100% das turmas utilizaram o espaço da S.I. A maior parte dos alunos teve bastante acesso aos recursos tecnológicos, apenas algumas turmas (três) utilizaram a sala com menos frequência. Os trabalhos, em sua grande maioria foram muito construtivos e diversificados, explorando diferentes recursos do Sistema Linux.
O relatório dos projetos com exemplos está sendo elaborado, e será salvo em CDs, uma deve ser entregue ao Nte, sendo que a outra cópia fica, aqui mesmo na escola . O registro das atividades desenvolvidas, junto à S.I é a memória de todo trabalho desenvolvido e serve para avaliarmos a nossa caminhada, e, assim aprimorarmos as ações positivas, modificarmos as falhas e equívocos, e construirmos novas estratégias de encaminhamento do trabalho, no ano seguinte!

FELIZ 2009!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

TIC&EDUCAÇÃO E MOSTRA CULTURAL DO LIVRO


No dia 03 e 04 de novembro, a coordenadora da sala informatizada estará participando do Tic & Educação e Mostra Cultural Municipal do Livro – evento onde serão socializados trabalhos das instituições escolares da Rede Municipal, relacionados às práticas sociais da leitura e escrita por meio das mídias.
100 anos de história de Franklin Cascaes, “O Fantástico na Ilha de Santa Catarina,
é o título do trabalho resultante da parceria entre professoras da quarta série, coordenadora de si e bibliotecárias. O mesmo foi selecionado pela equipe do Nte para ser apresentado no evento, através de relato e exposição de painel !!! A coordenadora e outros profissionais da escola estarão lá para prestigiar e dar apoio à profª Terezinha, que será a relatora principal do projeto. Além disto, contaremos com mesa de debates, onde estarão diversos professores doutores, o que tornará mais enriquecedor este momento tão especial!!!
Voltaremos com as atividades normalmente, na quarta-feira (05/11).


quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nova atividade

A professora Lucilene se afastou para tratamento de saúde e deixou planejamento com as auxiliares de ensino. Uma das atividades contempla o uso da S.I para pesquisas sobre doenças transmissíveis. O objetivo desta atividade é o de conscientizar os alunos sobre os riscos de aquisição de doenças, e levá-los a ter atitudes preventivas contra as mesmas. A professora Karina, na regência da turma 41 utilizou a sala informatizada, repassando o planejamento da professora Lucilene. Conversando com Karina, o planejamento foi reestruturado para melhor atender os objetivos do trabalho, pois não abordava prevenção e somente cura. Desta forma, os conteúdos pesquisados foram: os sintomas, forma de contágio, características do elemento causador, formas de prevenção e cura.
A professora Síntia também utilizará a sala na segunda-feira com os alunos da turma 42, mesmo na ausência da coordenadora, que estará em curso, realizando a mesma atividade.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Andamento dos projetos e atividades

FIQUE INFORMADO!!!

DOM QUIXOTE: Os alunos estão representando e fotografando as primeiras cenas da história, manipulando bonecos, modificando objetos dos cenários. Esta fase parece ser mais prazerosa para os alunos, pelo fato de demonstram entusiasmo ao perguntarem quem são os selecionados para cada encontro na S.I. Além disto, a máquina fotográfica é disputada pelos alunos, no momento do registro das cenas.

MINHA HISTÓRIA: A maioria dos alunos já concluiu o texto sobre o seu brinquedo predileto. A professora cessou temporariamente o projeto, para realizar atividades complementares de um projeto sobre a questão ambiental, que inclui o estudo sobre a mata ciliar. Os alunos farão pesquisas de imagens, seguindo um roteiro para observação de alguns aspectos deste tipo de vegetação.

FRANKLIN CASCAES: Os alunos da turma 40 (Prof.a Terezinha) estão construindo textos sobre o que aprenderam a respeito artista para postar no blog, criado há duas semanas. Quinta feira, os alunos irão digitar o seu respectivo texto no programa writer, e se sobrar tempo, irãi selecionar imagens relacionadas a sua respectiva produção. A produção textual está sendo desenvolvida em dupla, primeiramente na sala de aula, com pouca interferência do educador. Na sala informatizada, o texto, depois de digitado, será revisado pelos alunos, em pareceria com os educadore. A turma 41(Prof.a Olga) está concluindo a composição das lendas, baseadas em Franklin Cascaes, no Impress. No próximo encontro (15/09), alguns grupos que terminaram, começarão as apresentações ao grande grupo, caso a revisão do trabalho seja concluída . Já a turma 43 (Prof.a Olga) concluiu a escrita das lendas no Writer e imprimiram. Na sala de aula, cada grupo fará a ilustração junto aos textos, para montarem o livro da turma sobre as lendas.
A professora irá se afastar, para tratamento de saúde. Neste caso, esperaremos um pouco para fazer a avaliação do trabalho, quando ela estiver presente.
A professora Lucilene (turmas 41 e 42) afastou da escola para tratamento de saúde. O trabalho sobre Franklin Cascaes tinha sido interrompido. Com as informações obtidas através das pesquisas na SI, os alunos construíram textos coletivos sobre a vida e obra de Franklin Cascaes, expondo-as na Mostra Cultural. Talvez este trabalho se encerre com esta atividade, já que as demais propostas não foram desenvolvidas até o momento. A professora Karina assumirá a turma do turno matutino, e a professora Síntia, a do turno vespertino. Karina pretende realizar algumas atividades, envolvendo pesquisa, durante o período que estará com a turma 41.

ALFABETIZANDO ATRAVÉS DO LÚDICO: está quase concluída a construção do alfabeto ilustrado pelos primeiros anos. Alguns já terminaram, e estão desenhando livremente no tux paint, para aprenderem mais a respeito de outras ferramentas do programa. Demos dicas sobre paisagens, composições, para que não fiquem apenas no desenho solto. Mais tarde, pretendemos propor a representação de histórias, por meio de desenhos e frases. A maioria dos alunos da turma 21 e 23 (Prof.a Patrícia) estão já iniciando o alfabeto da letra minúscula, agora compondo os desenhos que ilustram a inicial de cada letra, sem utilizar figuras prontas.)

FUTEBOL CATARINENSE: hoje, foram promovidas discussões com as turmas para avaliar o trabalho até o momento. Também foram encaminhadas as novas ações de trabalho (definição dos requisitos para se formar um time de futebol, neste caso, da turma correspondente: nome do time, mascote, grito de guerra, símbolo, uniforme, número de jogadores, etc.)

Avaliação da coordenadora:

Sobre a turma 20:
Aspectos positivos: a maioria os alunos demonstraram mais facilidade em encontrar as informações pertinentes ao seu respectivo time de futebol, como também na interpretação dos textos postados na web, escrevendo com suas próprias palavras as respostas para as questões, de forma coerente. Na avaliação oral, mostraram ter ampliado seus conhecimentos acerca dos seus times.
Aspectos negativos: Dificuldade de listar dar exemplos de possíveis nomes para o time da turma. A tarefa foi solicitada para casa, para dar-lhes mais tempo para pensar em nomenclaturas mais adequadas com as características da turma.
Sobre a turma 22:
Aspectos positivos: Interesse pela criação do time da turma, e todos os eventos que envolvem esta atividade.
Aspectos negativos: poucos alunos conseguiram superar os conhecimentos prévios.
Parece que o trabalho não fora tão significativo para eles, quanto pareceu para a turma 20, por trazerem na discussão, poucos conhecimentos novos acerca do seu respectivo time.
Durante o processo de pesquisa, tiveram mais dificuldades de interpretar os textos da web, e registrar as respostas. Era preciso fazer várias intervenções: pedir para ler e contarem o que entenderam, para depois registrarem; questionar, explicar o que não entenderam, etc.
Sugestão: a cada encontro na S.I, reservar um momento para a discussão dos resultados da pesquisa (Moran), com apresentações sobre as aprendizagens do dia. Esta tarefa acabou sendo realizada na sala de aula, porém, mais no final do trabalho de pesquisa, através da elaboração de cartazes, e não depois de cada momento de pesquisa, como sugerido.

Avaliação dos alunos da turma 20

Representação das falas dos alunos:
"Aprendemos sobre os times que não conhecíamos"
"Descobrimos sobre o nome do time"
"Aprendemos sobre o mascote do time e porque o escolheram"
"Gostamos de Ler, pesquisar, escrever."
"Tivemos dificuldades de achar algumas informações."
"Tinha site que não abria."
"Alguns textos eram difíceis de entender."
Obs: a maioria dos alunos explicou a origem do nome do clube e do mascote de seus respectivos times, e pode compartilhar com colegas informações sobre outros times. Somente dois alunos não souberam realizar a explicitação.

Avaliação dos alunos da turma 22:
Representação das falas dos alunos:

"Aprendemos que os times são diferentes, tem mascotes, símbolos, uniformes diferentes."
"Tivemos dificuldade de responder as questões." (maior parte)
"Não encontramos informações que procuramos (alguns)
"Gostamos de pesquisar nos sites."
"Descobrimos coisas novas."
"Gostamos de visitar o Estádio do Avaí. " "Não imaginei que era tão grande." A trave é bem maior do que parece na TV. Não é tão fácil do goleiro defender." "Só via o estádio pela Televisão. É bem melhor ver pessoalmente."

VINÍCIUS DE MORAES: Recomeçam na sexta -feira (12/09), as atividades deste projeto. No último encontro, os alunos pesquisaram sobre as poesias. O próximo encontro será destinado a pesquisa de figuras para recortar
e pintar, sobre os animais e objetos presente nas poesias e músicas de Vinícius, pois os alunos farão um jogo da memória com os desenhos e palavras.

RUTH ROCHA: O projeto prossegue com a revisão dos trabalhos. Os alunos estão fazendo os acertos finais para apresentar os trabalhos ao grande grupo. Algumas duplas já poderão ensaiar para apresentar a história de Ruth Rocha. Na quarta-feira (10/09), serão feitos os encaminhamentos para o formato das apresentações (Contar a história sem ler, combinar as ações de cada integrante do grupo, falar em voz alta para todos ouvirem, momento de passar os slides, etc.)

ARTISTAS BRASILEIROS: Os alunos mostraram seus conhecimentos prévios sobre Romero Brito, na discussão promovida, na semana passada, desenhando de acordo com sua hipótese acerca da atividade profissional desenvolvida por Romero. Na sexta-feira, começarão as pesquisas sobre o referido artista para comprovar ou contestar as suas hipóteses. Demonstraram bastante interesse pelo tema, entusiasmando-se também com o programa de edição de desenhos, o Tux Paint.

ATIVIDADE: COMIDAS TÍPICAS. A mesma encerrou-se com a apresentação do Sete de Setembro. Todos puderam ver o resultado do trabalho, desenvolvido pelas turmas 31 (Profa Helena) e 32 (Profa Leninha). Cartazes com desenhos, fotos e textos sobre os pratos típicos da ilha, construções em papel machê, distribuição de receitas, foram as formas de divulgação do conhecimento construído pelos alunos a partir da exploração de diversos espaços educativos: biblioteca, sala informatizada, laboratório, sem contar com as pesquisas, realizadas, junto ambiente familiar!

ATIVIDADE: RENDAS DE BILRO. Igualmente à atividade acima, o trabalho teve seu desfecho no dia 05/09, na Comemoração do Sete de Setembro. Os conhecimentos das pesquisas foram utilizados para a composição do trabalho de apresentação, no que tange ao tema já referido.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Mais atividades


Semana passada, a professora Lucilene procurou a coordenadora com o objetivo de desenvolver uma atividade relacionada ao Sete de Setembro. Juntamente com os alunos, cada professor selecionou um tema, dentro de uma prespectiva geral: Cultura do Rio Vermelho. Os educadores pretendem preparar os alunos para as apresentações do desfile. Afinal, é preciso aprofundar mais sobre os conhecimentos a serem abordados, para que os alunos aprendam algo novo sobre a cultura local, e que este novo lhe seja significativo.
A turma 42 já veio à S.I, e realizou suas primeiras investigações, hoje, sobre o tema selecionado pela professora e seus alunos: Rendas de bilro. Pesquisaram entre outras coisas, a origem deste trabalho belíssimo, típico da ilha de Florianópolis.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ATIVIDADE: Tarsila do Amaral


Uma atividade interessante


A professora Joyce (turmas 30 e 35) planejou uma atividade interessante, dentro do projeto sobre Tarsila do Amaral. A mesma trabalha com a arte de forma contextualizada, e vem realizando conexões entre a referida autora e outros temas do currículo escolar. Nesta semana, os alunos foram à sala informatizada, buscar na Web a pintura de Tarsila, intitulada: Operários. A professora elaborou um pequeno roteiro, na forma de questionamentos, para que os alunos observassem e refletissem sobre a obra, tais como: O que você vê, quando observa a obra Operários? Qual local é identificado na imagem ? E o que comprova sua afirmação? Que grupos étnicos você consegue apontar na obra? Etc. Outras surgidas na S.I: Que outros grupos de pessoas podemos encontrar (mulheres, homens, crianças, idosos...) O que sugere a expressão do rosto das pessoas? E Por que você acha que elas tem estas expressões? O foco da pesquisa é identificar grupos étnicos na pintura, pois a professora está trabalhando com os alunos a questão da diversidade étnico-racial, e pretende promover uma discussão sobre o referido tema, a partir do resultado das pesquisas.

Porém, a obra de Tarsila traz outros elementos para a discussão, como os acontecimentos históricos e sociais, que a autora quis representar. A obra mostra operários com rostos rudes, aparentemente tristes, todos juntos na frente de uma fábrica, no ano de 1933. Outros questionamentos poderiam ser elaborados: Quais as possíveis causas da tristeza e desolação mostrada na expressão dos operários? O que isto tem a ver com as condições de trabalho (longa jornada de trabalho, baixo salário, serviço pesado, pouca abertura para comunicação entre os colegas, fragmentação do trabalho)? Por que crianças e idosos fazem parte do grupo de operários ? (atentar para a exploração do trabalho infantil, e limitação dos direitos dos idosos, na época) Por que existem grupos diferentes de etnia? (relacionar a formação da miscigenação brasileira com o processo de imigração). Que tipos de fábricas poderiam ser as representadas na obra de 1933? Seria possível ser uma fábrica de canetas, de automóveis, de telefone celular, de rádio, de computador? Por quê? (trata-se, aí da questão da construção das tecnologias). Sem dúvida, há várias situações que poderiam ser exploradas, a partir das obras de Tarsila. Na Web, a coordenadora da si encontrou um texto interessante sobre a história das obras da autora, e que traz sugestões para se trabalhar com alunos de primeira à oitava série. O texto foi entregue à professora para que a mesma pudesse explorar outras questões, dentro dos conteúdos trabalhados.

Mais detalhes, ver em:


http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0178/aberto/mt_244537.shtml

Tem muitas histórias do Brasil nas telas de Tarsila

ATIVIDADE COMIDAS TÍPICAS

Na primeira investigação (08/08), os alunos da turma 31 encontraram alimentos de origem açoriana. Listaram o nome de alguns pratos típicos (doces e salgados) e selecionaram um deles para escrever um pouco mais. Hoje, no começo da aula, iniciou-se uma discussão para dar novos direcionamentos à pesquisa. Conversando com os alunos, entramos também na questão do preparo e uso de ingredientes que podem trazer males à saúde, e cuidados que se deve ter na alimentação, principalmente em se tratando do uso exagerado de certos alimentos. A partir daí,os alunos continuaram pesquisas sobre o que já foi referido, e ao terminar, buscaram identificar as características da culinária de origem açoriana (condimentos, modos de preparo, ingredientes mais utilizados). Os resultados desta pesquisa, serão utilizados para comparar com pratos típicos originados de outras culturas (como a indígena), e também para discutir mais alguns pontos sobre formas de alimentação saudável.
A turma 32, na quarta-feira, é a vez da turma 32, com a professora Leninha.

SAL EM EXCESSO FAZ MAL À SAÚDE, PODENDO AUMENTAR A PRESSÃO ARTERIAL, E CAUSAR RISCOS DE ENFARTO. VEJA AS DESCOBERTAS DOS ALUNOS DA VICTOR MIGUEL SOBRE OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO USO ABUSIVO DO SAL EM: http://maresal.pbwiki.com/primeiras_descobertas

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Espaço Aberto





O uso da sala informatizada para o apoio pedagógico

Reiniciam, hoje, as aulas de apoio pedagógico, na sala informatizada. A professora Rita de Cássia Bergental Scaim, está conosco desde julho, substituindo a professora Cátia Regina, e sendo assim, assumiu a função de colaboradora no apoio pedagógico aos alunos com dificuldade de aprendizagem. Rita pretende dar atenção especial aos alunos que necessitam de atendimento mais individualizado, algo que, muitas vezes, torna-se difícil ao professor de sala, em virtude do grande números de alunos.
Os recursos tecnológicos conquistam o interesse dos alunos, pois contém elementos audio-visuais atraentes, dinâmicos e ativos (imagens multicoloridas, vídeos, sons, gifs, programas interativos,) que tendem a facilitar a aprendizagem, superando dificuldades do sistema tradicional de ensino.



sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Andamento dos projetos

Como andam os projetos?

Projeto Franklin Cascaes:
Turmas 44 e 43: fase de construção das lendas de Franklin Cascaes. (Writer e Impress)
Turmas 41 e 42: parado
Turma 40: Seleção do nome de endereço e blog com a turma. Construção do e-mail e blog sobre Franklin. (Internet)

Projeto Dom Quixote: Os alunos concluíram antes das férias, o cenário da história. Coletivamente, selecionaram as cenas do storyboard (uma de cada grupo) e a partir daí elaboraram o cenário, utilizando diferentes materiais (barbantes, pedaços de papéis coloridos, lantejolas, giz de cera, cola colorida, etc.), Atualmente estão na fase da construção dos elementos que fazem parte da cena do filme, com massinhas de modelar, sempre em equipes de quatro integrantes.

Projeto Minha História (Turmas 30 e 35): Fase de elaboração do texto sobre: "Minha brincadeira favorita" e construção do desenho sobre a referida brincadeira. (Writer)

Projeto Alfabetizando através do Lúdico (primeiros anos e segundos anos - turmas: 10, 11, 12, 13, 21 e 23): Elaboração do alfabeto ilustrado, continuação do trabalho, iniciado anteriormente às férias, com algumas turmas- Fase inicial: escrever o alfabeto com letra maiúscula e colar de carimbos que começam com a determinada letra. (Tux Paint)

Projeto: Vinícius de Moraes (Turma 31- Prof. Helena): Fase da pesquisa sobre as poesias e músicas do autor. (Internet)

Projeto: Ruth Rocha (Turma 32 - Prof. Leninha): Reescrita de histórias de Ruth Rocha. Possui Textos e Imagens. (Impress e Internet)
Novos:!!!!

Atividade: Pesquisa preparatória para a apresentação do Desfile de Sete de Setembro - Tema: Comidas típicas da ilha (turma 31- prof. Helena, e turma 32 - prof. Jucelene): iniciam a pesquisa, procurando os nomes de alimentos típicos de nossa cidade, e a sua origem. Pretende-se, durante o desfile, apresentar à população local informações sobre os alimentos folclóricos, e distribuir receitas dos pratos saborosos, pesquisados pelos alunos.
Objetivo motivador da atividade: sensibilizar os alunos para a apresentação do Desfile de Sete de Setembro e incentivar a valorização da cultura local.
Objetivos decorrentes do trabalho: refletir sobre elementos da diversidade cultural (diferenças entre culinária de origem portuguesa e a de origem indígena); discutir temas como hábitos alimentares saudáveis e ruins;

Projeto: Futebol Catarinense (turmas 20, 22, 21 e 23, Prof. Luciane Vieira e Patrícia): Pesquisa sobre o time preferido: história da fundação, origem do nome, emblema, títulos, mascote e o porquê deste mascote, importância do esporte à saúde. Estão contidos nesta proposta: a formação do time da turma que exigirá a seleção de um nome, emblema, mascote, grito de torcida, conhecimento sobre as regras do jogo. Será promovida uma partida de futebol com outra turma da escola, que está realizando o mesmo trabalho. Este trabalho envolverá também os professores de Educação Física.
Objetivos do projeto: Trabalhar o espírito coletivo. Valorização do esporte, como atividade física importante à saúde. Desenvolver a capacidade de interpretação de produções escritas, e a capacidade de fazer sínteses sobre temas de interesse.

Projeto: Pintores Brasileiros - programada para a próxima sexta-feira (15/08). Inicia com a pesquisa sobre a biografia do pintor: Romero Brito.Prossegue com a investigação acerca de suas obras, forma de utilização de cores, temas, configurações, etc. (Internet)
Objetivos do projeto: formação de interesses pela arte contemporânea brasileira. Favorecer a atenção e concentração na observação de detalhes.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

FESTA JUNINA




NOSSA FESTA JUNINA FOI UM SUCESSO! MUITAS PESSOAS COMPARECERAM: ASSISTIRAM AS DIFERENTES APRESENTAÇÕES, PARTICIPARAM DAS RIFAS E COMPRARAM OS QUITUTES TÍPICOS DESTA COMEMORAÇÃO. PENA QUE NÃO HAVIA MAIS PRODUTOS PARA VENDER!!!
COMENTÁRIOS SOBRE O EVENTO APARECERAM ATÉ NA IMPRESSA ESCRITA, QUE DENOMINOU A FESTA DA ESCOLA COMO ARRAÍA DA ANTÔNIO PASCHOAL. AS FOTOS COM OS MELHORES MOMENTOS ESTÃO EM NOSSO SITE.
www.pmf.sc.gov.br/ebmantoniopaschoal/fotos_2008

NÃO PERCAM! O PROFESSOR FLÁVIO FILMOU TUDO E EM BREVE ESTARÁ DISPONÍVEL UM CD COM AS TODAS AS IMAGENS DA FESTA!!!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Notícias sobre outros projetos

Fique atualizado!

Projeto Ruth Rocha (Turma 32- Prof. Leninha): os alunos estão quase concluindo as histórias de Ruth Rocha. No próximo semestre, iniciarão a ilustração, e mais tarde, quando concluírem o trabalho, as duplas irão apresentar as história ao grande grupo.

Projeto: "Minha História": (Turmas 30 e 35 - Prof. Joyce): os alunos estão concluindo o texto sobre a sua família. (Writer). Alguns alunos estão nas etapas anteriores, pois não as concluíram ainda.

Projeto:"Monteiro Lobato": (Turmas 20 e 22-Prof. Luciane Vieira): os alunos concluíram as pesquisas sobre o autor, compondo textos coletivos na sala, com as informações obtidas através da Internet, livros e apresentações na biblioteca. Os textos foram apresentados na Mostra Cultural. Neste momento, a professora está pensando em uma nova proposta para trabalhar com os alunos.

Projeto: "Alfabetizando através do Lúdico": Os alunos da professora Patrícia (turmas 21 e 23), os das professoras Luciane Alovise (turma 10) e da professora Helena (turma 13) já iniciaram a construção do alfabeto ilustrado, no programa Tux Paint. Primeiramente, realizou-se a brincadeira "mestre mandou", buscando a relação objeto e letra inicial, para a familiarização com o programa. Após, os alunos iniciaram a capa do livro: Alfabeto. Os alunos do professor Quinzinho (turmas 11 e 12) só realizaram a atividade de familiarização do programa, deixando a etapa de construção do livro para o segundo semestre, logo após às férias.

Projeto: Música e Poesia com Vinicius de Moraes: Os alunos da turma 31 (Profa Helena) também pesquisaram na sala informatizada algumas poesias do autor, lendo-as e copiando as de seu interesse, para que, na sala de aula, comparem música, letra de música e poesia, destacando temas comuns, diferenças e semelhanças entre diferentes gêneros.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Dom Quixote

Notícias sobre o projeto

O projeto Dom Quixote desenvolvido com a turma 43 está na etapa de construção de cenários para a história... Os alunos já concluíram a fase de elaboração do storyboard (pequeno roteiro, representado através da história em quadrinhos). As cenas ficaram excelentes: criativas, com desenhos bem detalhados, coerentes com os trechos da história. Agora, no grande grupo, os trabalhos serão expostos para que se escolha um cena de cada equipe para a etapa da construção dos cenários e ações dos personagens com as massinhas.

Elaborei um slideshow com as fotos que representam alguns momentos especiais do desenvolvimento do projeto e outro somente com os autores do projeto. Vejam a seguir:



Os alunos:

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Franklin Cascaes


Notícias sobre o Projeto


Nas turmas 44 e 43 (prof. Olga), uma das atividades promovidas junto à sala informatizada foi a pesquisa para desvendar as profissões exercidas por Franklin Cascaes, ao longo de sua vida artística. Após a investigação, os alunos apresentavam suas descobertas, e através da mediação da coordenadora, foi promovida a discussão.
Os alunos estão utilizando o espaço da Sala Informatizada para escrever sobre as lendas da comunidades, com base nas lendas contadas por Franklin Cascaes. O trabalho está sendo desenvolvido em dupla, embora, cada integrante tenha que produzir sua respectiva história. Estão utilizando a apresentação eletrônica (turma 44) e o editor de texto (turma 43.) As lendas terão ilustrações conforme, cada parte da história. A professora está considerando a atividade do projeto oportuna, pois percebeu, no processo de trabalho que precisa trabalhar mais sobre o gênero de texto em questão, explicitando também, acerca da seqüência lógica do enredo. Alguns alunos produziram lendas, sem final, ou apresentando poucas informações no meio das histórias, que prejudicam o seu entendimento.
As turmas 41 e 42 (professora Lucilene), o projeto está temporariamente suspenso, porque a professora Lucilene está organizando outras atividades em sala de aula, e ainda não esquematizou as demais etapas do projeto.
A turma 40 (professora Terezinha) já realizou várias produções sobre Franklin Cascaes, além das pesquisas sobre a sua biografia, atividade promovida, também pelas outras professoras, os alunos produziram trabalhos dobraduras, recortes e colagens acerca dos temas trabalhados pelo artista. Também explorou com os alunos as lendas. Mas pretende que os alunos registrem tudo o que foi trabalhado em um blog. Neste momento, os alunos estão construindo seus e-mails, para então cada um criar um blog. Após o entendimento sobre esta ferramenta, irão construir um blog coletivo para realizar o registro de informações e imagens sobre o projeto.
Esta fase está muito complicada. A conexão da internet ainda anda muito lenta!!!

SISTEMA LINUX EDUCACIONAL


NOVAS MUDANÇAS

O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) busca o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido, juntamente às salas informatizadas da Rede Municipal de Florianópolis. Para isto, é preciso modificar constantemente a prática pedagógica, por intermédio de cursos de formação, e também, renovar as tecnologias empregadas, tornando-as mais eficientes e eficazes.
Sendo assim, nesta semana, técnicos e estagiários do CPD estiveram em nossa escola com o objetivo de efetuar a substituição do Sistema Linux Fedora pelo Linux Educacional, desenvolvido na parceria entre NTE e o próprio CPD.
Diferentemente do gerenciador Fedora que apresenta algumas limitações com relação a leitura e armazenamento de informações em disquete e CD, além da dependência com o servidor, o Linux Educacional torna-se mais compatível com o trabalho escolar, facilitando o acesso e manipulação das ferramentas tecnológicas. O procedimento de salvar também é mais simples, pois o caminho até o servidor é mais curto.
O processo de substituição do gerenciador iniciou na sexta-feira (20/06), à tarde, e prosseguiu na segunda, com os estagiários Rafael e Helen. Lentidão na conexão na Internet e alguns problemas inesperados de configuração acabaram contribuindo para a demora da instalação do Linux Educacional. Contudo, o mesmo já está sendo utilizado de forma plena, desde esta quarta, após os últimos acertos realizados pelo técnico Nei, com o auxílio do estagiário Rafael (este, via VNC e telefone).

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Reunião Pedagógica

Hoje, estamos nos reunindo para realizar o planejamento, principalmente para definir as competências mínimas de cada série, as quais serão utilizadas como referenciais para a próxima avaliação dos alunos.
Está presente nesta reunião a Assessora Mônica, que coordena juntamente com o grupo as atividades de planejamento, utilizando como parâmetro a proposta curricular!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

MOSTRA CULTURAL


A Mostra Cultural da escola ocorreu no dia 07/06 (sábado). Também neste dia, houve entrega de boletins. Os professores, bibliotecários, coordenadores do laboratório e sala informatizada apresentaram exemplos de trabalhos desenvolvidos, neste trimestre. Como não foi possível o empréstimo do Projetor Multimídia, a coordenadora da sala informatizada instalou um micro no hall da escola, apresentando em Power Point, os projetos e atividades desenvolvidos, junto à SI, com imagens que representaram momentos de envolvimento com o trabalho realizado. O site da escola e o blog da SI também ficaram à disposição dos interessados!

A apresentação Musical, organizada pela professora de Música, Sandra, foi um dos momentos mais proeminentes da Mostra, reunindo um número maior de pessoas, com várias querendo filmar e tirar fotos.
Como não poderíamos registrar um evento tão marcante!

Veja um trechinho da apresentação! A filmagem é amadora, e no meio de tantas pessoas desejando vê-la, a máquina digital balançou um pouco na mão da coordenadora da SI, que pede desculpas, mas não se arrepende nenhum pouco de fazer tal registro. Olhem, que lindos:

sexta-feira, 30 de maio de 2008

AMPLIANDO A UTILIZAÇÃO DA SI

Um começo...

Nesta semana, as professoras Helena ( turma 31- matutino) e Patrícia (turmas 21 e 23) levaram os seus alunos à sala informatizada, para desenvolver seus respectivos projetos e atividades:
Helena: "Música e escrita com Vínícius de Moraes." "Este projeto justifica-se pela necessidade de desenvolver e buscar metodologias de trabalho que estimulem a criaticidade, a capacidade de concentração e autonomiia do alunos, bem como, ampliar a variedade de linguagens que permitam a descoberta de novos caminhos de aprendizagem e outras formas de conhecer e interpretar o munndo ao seu redor."Um dos objetivos deste projeto é estimular a apreciação da arte musical brasileira de boa qualidade. Outro é Despertar o prazer de ouvir e fazer música e poesia.
O projeto inclui atividades tais como: Pesquisa sobre a vida e trabalho do cantor e compositor Vinicius de Moraes; Teatro sobre a vida do cantor; leitura e seleção de músicas e poesias de interesse dos alunos, com discussão sobre semelhanças e diferenças entre ambos; ouvir e apreciar as músicas e cantarolar; construção de poesias e poesias;
Patrícia: "Alfabetizando através do Lúdico."
Agora os professores tem seus horários agendados fixos, para que toda semana, os alunos possam utilizar o espaço de SI para aprender ainda mais!

terça-feira, 20 de maio de 2008

Andamento dos projetos!

O que estamos desenvolvendo nos projetos?

Nesta semana, a professora Luciane (turmas 20 e 22) iniciou as atividades em relação ao projeto Monteiro Lobato. Além de participar das atividades da bibblioteca e desenvolver outras no ambiente da sala de aula, seus alunos estão utilizando o espaço da sala informatizada para realizar pesquisas sobre Monteiro Lobato. A atividade referente ao Hap da limpeza foi concluída. Os alunos puderam explorar e aprender muito com o programa Tux paint, ao escrever e desenhar, utilizando suas diferentes ferramentas. A turma do período matutino teve mais dificuldades de compreender o uso do software, precisando de mais ajuda na sua exploração. Vamos ver como se saem agora com a pesquisa na Internet!

A professora Jucelene (turma 32) também inicia com seus alunos a seqüência didática: explorando a leitura e a escrita, numa viagem com Ruth Rocha. As atividades na SI começam com pesquisa sobre a vida da autora e seus livros mais conhecidos. Mas a seqüência também envolve leitura de diferentes obras de Ruth Rocha, e comparação com outros livros de outros autores, para conhecer o seu estilo de contar histórias. Os alunos serão incentivados a buscarem sites diferentes que tratam da biografia da autora, para diversificarem as informações. Na sala de aula, a professora fará com os alunos, um texto coletivo com as informações obtidas da pesquisa. Um dos sites a ser explorado é o site com o mesmo nome da autora. Além de informações sobre a biografia de Ruth Rocha, neste site, há histórias, palavras cruzadas, atividades para formar palavras, fotos e livros, os quais serão trabalhados com os alunos. Clique aqui para acessá-lo. A professora Joyce também encontra-se envolvida neste projeto, porém, utilizará o espaço da S.I em outro momento

O projeto "Minha História", desenvolvido pela professora Joyce está na fase de pesquisas sobre Tarsila do Amaral. Mas o que a Tarsila tem a ver com o projeto? A autora possui uma obra intitulada "A família" (veja figura ao lado) um dos aspectos abordados no projeto. Os alunos desenharão a sua família, baseado no estilo da pintora.


O projeto Dom Quixote, desenvolvido juntamente com a turma 43, prossegue com a exploração de uma webquest sobre o referido tema. No último encontro na sala informatizada, os alunos reuniram-se nos grupos de trabalho, formados a partir da seleção realizadas pelas duplas sobre as tarefas do webquest, cujo link está postado no site da escola. Os alunos que tiveram que utilizar o editor de texto Writer tiveram dificuldades de editar seus textos junto às imagens. Cada vez que se colava uma figura, era preciso esperar muito até que pudessem escrever ou editar qualquer coisa. Também foi complicada a busca de mapas que localizassem a Espanha no Mapa Mundial. Alguns mapas encontrados tinham letras borradas, outros não podiam ser copiados diretamente, tendo que se realizar o print scream. O fato de cada grupo estar pesquisando um aspecto sobre Dom Quixote e as complicações técnicas atrapalharam bastante o desenvolvimento do trabalho. A linguagem na Internet sobre a História da Espanha é bem difícil, por isto, os alunos desta tarefa estão pesquisando imagens da espanha de 1600 e observando suas características para descrever fatos históricos do lugar, como vestuário, arquitetura, hábitos, objetos. As informações irão ajudar a confecção dos storyboard e posterior do cenário que passa a história de Dom Quixote de La Mancha.

O projeto Franklin Cascaes tem uma postagem especial abaixo para você ver. Os alunos continuam com as pesquisas e estão conseguindo informações bastante consistentes sobre a vida do ilustre artista. Muitas atividades ainda estão por vir!

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Conselho de Classe

Nesta semana, está ocorrendo o conselho de classe:
Terça Feira: Quartas séries
Quarta Feira: Terceira Série
Sexta Feira: Segundas Séries.
A coordenadora aproveitou a oportunidade para divulgar os projetos, o blog da SI, onde estão divulgados os detalhes sobre os mesmo, cujo endereço está no folder do calendário escolar, enviado para cada aluno, em abril deste ano.

PROJETO FRANKLIN CASCAES

BubbleShare: Share photos - Powered by BubbleShare



Como havíamos revelado em postagens anteriores, as quartas séries iriam desenvolver um projeto acerca de Franklin Cascaes, em virtude da comemoração do Centenário de seu nascimento. A questão central do projeto é: Quem foi Franklin Cascaes e qual sua importância para a cultura catarinense?
As atividades do projeto iniciaram-se há duas semanas, a maioria dos alunos da quarta série já utilizou a sala informatizada para pesquisas sobre a vida e obra de Franklin Cascaes, a partir de um roteiro de perguntas. O trabalho terá outros desdobramentos, na discussão com os professores.


DESCREVENDO O PROJETO:

PROJETO: 100 ANOS DE HISTÓRIAS DE FRANKLIN CASCAES
“O FANTÁSTICO NA ILHA DE SANTA CATARINA”

Envolvidos: Professoras: Terezinha, Olga, Lucilene, Coordenadora Elke, Profissionais da Biblioteca (Clara Alice e Eliã)
Turmas: 40, 41, 42, 43, 44.

Planejamento realizado conjuntamente pelas professoras Olga e Terezinha:

Objetivos:

- Despertar o interesse dos alunos pelas obras de Franklin Cascaes, por meio de passeios de estudo, contação de histórias, pesquisas sobre a biografia do artista, discutindo sobre as obras mais conhecidas;
- Desenvolver as habilidades de uso adequado da escrita de forma coerente, compreensível e contextualizada.
- Utilizar recursos gráficos que orientem adequadamente a leitura, interpretação e reescrita de textos.
- Incentivar a pesquisa de outras histórias do imaginário, junto à comunidade.

Atividades:

- Na biblioteca, será contada uma história retirada do livro: O Fantástico na Ilha de Santa Catarina, em seguida, serão confeccionadas bruxas com dobraduras.
- Na sala, segue o trabalho com a discussão sobre a história contada, e os alunos fazendo a reescrita da mesma, com algumas ilustrações.
- Fora da escola, os alunos terão a tarefa de pesquisar outras histórias e contos da comunidade, as quais deverão registrar e trazer para a escola, onde acontecerão seções de contos feitas pelos alunos.
- Na sala informatizada, será feita uma pesquisa sobre a biografia de Franklin Cascaes, a partir de roteiro de questões, onde cada dupla escolherá uma questão para responder.
- Visita ao museu de antropologia da UFSC.

A professora Lucilene também está desenvolvendo o projeto Franklin Cascaes, mas preferiu realizar um planejamento a parte, com mesmos objetivos e atividades semelhantes às referidas acima, porém com diferentes encaminhamentos.
A coordenadora da sala informatizada iniciou uma discussão com a professora Lucilene sugerindo algumas atividades em que os alunos poderiam conhecer mais profundamente sobre as obras de Franklin Cascaes, e ao mesmo tempo, desenvolver a criatividade e a cooperação. Após as pesquisas, os alunos estarão cientes das obras realizadas por Cascaes, tais como poesias, desenhos esculturas, pinturas, e os temas do interesse do autor que estão relacionadas a vivência do mesmo.
Neste sentido, em grupo, eles poderão selecionar o tema que mais lhe atrai, pesquisar mais profundamente sobre ele, e após, reproduzir ou realizar releituras das obras, por meio de oficinas. As produções poderão ser expostas na escola. O grupo que escolher a modalidade escultura, por exemplo, poderá esculpir objetos com argila, baseados no estudo realizado anteriormente sobre as esculturas do autor. ( observando o tema, o porquê da escolha do tema pelo autor, cores, formas, o que a obra pretende mostrar, etc)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

PROJETO MONTEIRO LOBATO

O projeto Monteiro Lobato prossegue com outras atividades, entre elas, a apresentação da personagem Emília pela professora Clara Alice. Neste dia, a apresentação contou com a colaboração da Bibliotecária Eliã, a coordenadora de sala informatizada, Elke, e a intérprete de libras, Clarissa. Neste dia, participaram da atividade alunos e professores de 1º e 2º ano.

APRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM EMÍLIA AOS ALUNOS DE 1º ANO




APRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM EMÍLIA AOS ALUNOS DE 2º ANO



quarta-feira, 23 de abril de 2008

Reunião com Monica


A consultora Mônica agendou um horário para vir a nossa escola com o objetivo de discutir com o corpo docente sobre diagnóstico dos alunos, parte do estudo do Bloco Inicial de Alfabetização! A avaliação do grupo foi bastante positiva, por diversas razões. Nesta formação houve:

Esclarecimentos, apontamentos, levantamento de questões e desafios, como também novos direcionamentos! Mônica trabalhou de forma objetiva, pontuando as necessidades e peculiariades da escola. Os professores puderam ver a importância da formação referente ao Bloco Inicial de Alfabetização, através das aplicações práticas que visam facilitar o processo de construção da escrita alfabética.

Espaço para dinâmicas, discussões e construções nos pequenos grupos, através da exploração de jogos educativos e definição dos seus objetivos, dentro da Proposta Curricular de Santa Catarina.

Momentos de dúvidas que foram resolvidas na cooperação entre os colegas de grupo de diferentes áreas de atuação..

Socialização das descobertas ao grande grupo, abrindo espaço para novas discussões e reflexões.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

MONTEIRO LOBATO

Imagens de alguns momentos contação da história sobre a biobrafia de:

MONTEIRO LOBATO

O projeto Monteiro Lobato já iniciou esta semana (14/04). Os professores do primeiro ano, Quinzinho e Luciane, levaram seus alunos à sala de video para assistir um filme sobre o sítio do Picapau Amarelo, com a finalidade de dar início ao tema do projeto e aguçar o interesse dos alunos com relação ao mesmo. Depois de assistirem o filme, os professores realizaram a discussão sobre as cenas principais da história e realizaram o levantamento de curiosidades e interesses dos educandos. Em sala de aula, houve a construção dos personagens da história, os quais foram fixados em painéis. Os alunos também foram à biblioteca, e lá ouviram a professora Clara (exercendo a função de bibliotecária) contar uma história sobre a biografia de Monteiro Lobato. A bibliotecária instigou os alunos a relatarem o que aprenderam sobre o autor. Muitas foram as crianças que participaram da pequena discussão, relatando dados e fazendo suposições sobre a vida do referido autor. As fotos digitalizadas pela coordenadora de sala informatizada, registram momentos importantes da contação de história, realizada na biblioteca.
A história sobre a biografia também foi contada para alunos de outra turma de primeiro ano e as demais turmas de segundo ano, também, envolvidas com o projeto. Cada qual está desenvolvendo atividades diversificadas que englobam o estudo da vida e obra de Monteiro Lobato.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Semana do "troca-troca"



Na semana do dia 07 ao 11 de Abril, professores, Equipe Pedagógica e outros profissionais da escola reuniram-se para realizar trocas de experiências. A supervisora Cida organizou um cronograma (em parceria com colegas de trabalho), onde estes se revezariam para ficar com as turmas (auxiliares, coord. de sala informatizada, professor do Laboratório, e auxiliar da Biblioteca) desenvolvendo atividades dentro do planejamento, para que todos os professores pudessem se reunir, sem dispensar alunos. Os horários foram organizados, de forma que os profissionais que substituíam os professores de sala, nos outros momentos que não tivessem atendendo alunos, pudessem participar das reuniões de planejamento. Desta maneira, todos tiveram a oportunidade de socializar as atividades desenvolvidas, como também materiais, idéias, críticas e sugestões. Este troca-troca, deu origem a vários projetos educativos que contemplam o uso de diferentes ambientes da escola, uma vez que em cada planejamento do projeto, discutia-se as atividades que poderiam ser desenvolvidas junto ao espaço educativo em questão, em consonância com o trabalho realizado junto a outros espaços. Os ambientes utilizados para estes momentos de discussão e socialização foram a sala informatizada, a biblioteca e a sala de vídeo. As reuniões ocorreram por série, com base no planejamento anual e trimestral e Bloco Inicial de Alfabetização. A coordenadora da sala informatizada estará participando de todos os projetos, atuando não somente na S.I, mas também em outros ambientes, em oficinas e experiências, por exemplo.
Temas dos Projetos:

1º e 2º Anos: Monteiro Lobato
3ª Série: Histórias da Literatura Infantil, Exploração Artística (Tarsilla do Amaral) e Exploração Musical (Vinícios de Moraes)
4ª Série: Centenário de Franklin Cascaes

Andamento dos projetos

Como estão os projetos?













A professora Joyce (turmas 30 e 35) está desenvolvendo um projeto, intitulado "Minha História", cujo objetivo é fazer com que o aluno compreenda a sua história, e aprenda os valores sociais. Os alunos já terminaram de relatar sobre o episódio do nascimento no Writer, e a maioria deles também já concluiu o desenho no Tux Paint que representa o referido relato.
A produção textual foi bastante tranquila, os alunos se concentraram bastante na atividade, preocupando-se com a escrita correta das palavras, ajudando-se mutuamente. Não tiveram dificuldades de se adaptar ao novo programa, talvez pelas similiaridades com Word do Windows, conhecido por muitos deles. Demonstraram um pouco de dificuldade no início para desenhar no Tux Paint, em se tratando de uma ferramenta nova, principalmente para desenhar figuras humanas, pois o programa é desprovido de carimbos deste tipo. Tiveram que utilizar a criatividade para representar o dia do seu nascimento. A maioria abandonou a idéia inicial de inserir pessoas, desenhando, por exemplo, a maternidade que nasceram; outros utilizaram com mais habilidade motora, tentaram desenhá-las com o pincel e linhas. Apesar das dificuldades pareciam se divertir com as novas descobertas, vibrando com as novidades do programa.



A professora Luciane (turmas 20 e 22) desenvolve uma atividade sobre higiene, cujo objetivo consiste em levar o educando a perceber a importância da higiene do seu dia a dia e os benefícios para a saúde. A maioria dos alunos da turma 22 está concluindo a atividade que contempla a interpretação do Hap da Limpeza. Mostram-se mais autônomos na escrita e na construção dos desenhos.
A maioria do alunos da turma 20, no entanto, estão início da atividade, parecem ter mais dificuldade de planejamento de estratégias e também na escrita.
Contudo, todos parecem apreciar o programa Tux Paint, ao explorar e descobrir diferentes possibilidades de desenhar e representar a música.


O Projeto alfabetizando através do lúdico está sendo bastante promissor. A maioria dos alunos estão manipulando o computador pela primeira vez, mas muito rapidamente, muito rapidamente mesmo, já aprenderam a a acessar a página de jogos, passando por diversos links. A dificuldade ainda na manuseio do mouse não os impede de jogar. Quando uma criança não consegue entender algum processo do jogo, tem sempre outra pronta a ajudar e todos conseguem alcançar os objetivos propostos para aquele encontro. Incialmente, estamos trabalhando com jogos que envolvem o reconhecimento das letras, das inicais das palavras, em virtude do momento de aprendizagem do grupo. O professor Quinzinho e a coordenadora da sala informatizada procuram explorar outras possibilidades, além daquelas que os jogos oferecem. No jogo da memória das letras, por exemplo, incentivam os alunos a falar em voz alta, o par das letras encontradas, e dizer ao colega uma palavra ou mais que iniciam com aquela letra. Aos poucos, os alunos também vão aprendendo a coordenar melhor os movimentos com o mouse, e isto é visível a cada encontro. Outros professores do primeiro ano também estão interessados em desenvolver este projeto!!!

Com relação ao projeto " Um mergulho no universo dos cavaleiros Andandes - conhecendo a história de Dom Quixote", a maioria dos alunos já desenhou sobre a cena preferida da história de Dom Quixote. Demonstraram bastante apreciação e habilidade no uso do Tux Paint. Tiveram mais dificuldade na utilização do Paint, principalmente para inserir as figuras e adaptá-las ao desenho original, realizado no Tux Paint. Nos encontros (03 e 11/04) contamos com a presença da professora Karina e aproveitamos o momento para fazer o roteiro com os alunos das cenas mais importantes da história, o
qual será utilizado como base para o historyboard (pequeno roteiro, representado por desenhos de cenas da história, que serve de base para construção de um filme.)

Nesta semana, a professora Cátia, trabalhou com os jogos pedagógicos com alguns alunos de diferentes turmas, articulando-os com a necessidade de cada um dos alunos. Em horários vagos, ou aproveitando computadores vagos em horários cedidos por outros professores, a professora dará continuidade a este trabalho para auxiliar os educandos no processo deconstrução da leitura e da escrita, dentro do lúdico.

segunda-feira, 24 de março de 2008

NOSSOS PROJETOS E ATIVIDADES



O que já estamos desenvolvendo, junto à Sala Informatizada?

Em fevereiro, os professores iniciaram o diagnóstico das turmas, e também o planejamento junto a diferentes ambientes de aprendizagem, incluindo em seu fazer pedagógico, o uso das tecnologias, e por sua vez, do espaço da sala informatizada!




A professora Joyce (turmas 30 e 35) está desenvolvendo um projeto, intitulado "Minha História", cujo objetivo é fazer com que o aluno compreenda a sua história e aprenda os valores sociais. O trabalho envolve diversas atividades, uma delas é construir um texto no Writer sobre o dia do nascimento, a partir do estudo que o aluno realizou a partir da sua certidão e de depoimentos dos pais ou das pessoas que o criaram. Também desenham sobre este momento tão especial. A próxima atividade relaciona-se a origem do nome da criança (Por quê recebi este nome?)






A professora Luciane (turmas 20 e 22) desenvolve uma atividade sobre higiene, cujo objetivo consiste em levar o educando a perceber a importância da higiene do seu dia a dia e os benefícios para a saúde. Esta atividade poderá ser transformada em projeto, mas inicialmente, limita-se à interpretação do Hap da Limpeza, em que os alunos em dupla escrevem as estrofes da música, e em seguida representam cada uma delas por meio de um desenho, efetuados no programa Tux paint.



O projeto "Alfabetizando por meio de jogos educativos" prossegue este ano novamente com o professor Quinzinho, que pretende ampliar as possibilidades de construção da leitura e da linguagem escrita das crianças. Através deste projeto, os alunos tem a oportunidade de aprender brincando com os jogos postados no site da escola. São jogos extraídos de outros sites educativos, todos voltados ao processo de alfabetização. Além de auxiliarem na leitura e escrita, eles também desenvolvem a memória, a concentração, a observação, a percepção visual, a coordenação motora fina, entre outras habilidades. Neste ano, o professor também irá acrescentar a utilização do programa Tux paint, que apesar de não ser um jogo, tem caráter lúdico como este último, e será utilizado para a construção de um alfabeto (os alunos colocorão carimbos/desenhos que correspondem a cada letra do alfabeto de A a Z). Assim como esta atividade, poderão surgir outras, conforme a necessidade dos educandos. Desta maneira, o projeto recebe um outro nome, adaptado à nova realidade: "Alfabetizando através do Lúdico."



Enquanto substituta da professora Olga (na turma 43), a auxiliar de ensino Karina iniciou o projeto" Um mergulho no universo dos cavaleiros Andandes - conhecendo a história de Dom Quixote". A professora retornou em 13 de março e dará continuidade ao projeto, em parceria com a auxiliar e a coordenadora da S.I. O projeto visa promover o contato e o gosto pro um novo gênero literário, incentivar a escuta atenta, ampliar o vocabulário.
A atividade final consiste na produção de uma animação em Presentation, dos capítulos do livro: Dom Quixote.

Durante o trabalho, os alunos ouvirão a história (fracionada em capítulos), construirão historyboard (roteiro com cenas em quadrinhos) sobre o enredo geral da história, e a partir destes, representarão as cenas com massinhas de modelar, simulando os movimentos dos personagens, as quais serão fotografadas e editadas no computador para compor as imagens cinéticas. Os alunos socializarão as animações aos colegas, comentando sobre o processo de construção das pequenas artes cinematográficas. Flávio, professor de Futsal, também está participando do projeto, movido pelo interesse por cinema, e dará sua contribuição com conhecimento sobre o assunto.
Antes da construção dos history board, os educandos, em dupla estão representando no Tux Paint e Paint Brush a cena preferida da história, para relebrar os capítulos que ouviram Karina contar.


A coordenadora já se reuniu com a maioria dos professores, apresentando as novas ferramentas tecnológicas, sugerindo algumas
possibilidades e estratégias de ação. Os professores ficaram de conversar com os alunos e com outros profissionais, comprometendo-se a retomar a discussão com a coordenadora, no momento em que tiverem clareza sobre que trabalho desenvolver, junto à S.I. Também divulgou os cursos de formação para educadores em ambiente Linux, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional em parceria com o ProInfo/MEC . Vários foram os interessados, porém duas professoras foram contempladas: Terezinha- turmas 33 e 40 (curso 1) e Patrícia -turmas 21 e 23 (curso 2).
14 de abril - curso 1 - 40 horas (presencial)
12 de maio - curso 2 - 110 horas (semi-presencial)

Estas formações poderm incentivar ainda mais as professoras contempladas, a desenvolverem projetos que envolvem o uso pedagógico das tecnologias em sistem Linux!!!!

SALA INFORMATIZADA 2008

BEM VINDOS AO BLOG DA SALA INFORMATIZADA!

ESTAMOS INICIANDO MAIS UM ANO LETIVO, E ESPERAMOS DESENVOLVER DIVERSOS PROJETOS E ATIVIDADES, QUE CONTEMPLEM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS!!!
TEMOS DISPONÍVEIS E EM FUNCIONAMENTO 16 COMPUTADORES, E MAIS 4 COM VISTAS AO PLENO FUNCIONAMENTE, TODOS A TECNOLOGIA DO SISTEMA LINUX ! UMA NOVIDADE? TALVEZ UM ESTRANHAMENTO? SIM. ADAPTAÇÕES? SIM. MAS TAMBÉM, INOVAÇÕES E UM DESAFIO QUE REMETE A NOVAS APRENDIZAGENS!

CONFIRA NOSSO TRABALHO, OBSERVANDO ALGUNS PROJETOS E ATIVIDADES JÁ INICIADOS NESTE ANO!